Porquê comprar na Feira do Livro?
Tenho trocado alguns notas com leitores aqui e no Instagram sobre as compras de livros na Feira do Livro, nomeadamente sobre como hoje, com cada vez mais promoções nas grandes livrarias e nas grandes superfícies comerciais, os descontos da Feira já não produzem tanto efeito como antigamente.
Se em parte este argumento é verdadeiro, não posso deixar de salientar aqui que só é verdadeiro até certo ponto, essencialmente por uma razão: na Feira do Livro não há distribuidores e intermediários, estamos a comprar diretamente às editoras, pelo que, a sua margem nas vendas é maior.
Na prática a Feira é uma oportunidade, a única no ano a esta dimensão, que as editoras têm para capitalizar as suas vendas porque a margem aqui não tem de ser dividida.
É por isso que as editoras inventam bastante na Feira e é por isso que considero que nós, enquanto leitores compradores, podemos, se tivermos acesso à Feira, canalizar as nossas compras para lá, e dessa forma apoiamos as editoras.
O mundo do livro é Portugal é relativamente pequeno, por isso faz-me sentido que se divida “o bem pelas aldeias” e neste período se há livros para comprar vamos à Feira e ajudamos as editoras comprando os livros que provavelmente compraríamos de qualquer forma. É minha opinião.
E precisamente por falar em editoras, aqui fica o meu agradecimento particular a todas as que tem dado o seu apoio longo do tempo ao Ministério dos Livros. O meu muito obrigado a todas!