Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

16
Mai19

Os inspetores da língua

sherlock1.jpg

Antes de mais gostaria de referir duas coisas:

- pedir desculpa às pessoas que aqui vem à procura de alguma coisa sobre livros porque hoje estas linhas são apenas sobre um derivado e não sobre livros em concreto.

- que esta a primeira e última vez que vou escrever sobre este assunto.

Através de alguns espaços que acompanho já me tinha deparado várias vezes com comentários de um tipo de pessoa muito específico, o inspetor da língua.

Ora ontem, em resultado do fluxo trazido pelo destaque do Sapo para o post “Livro – nem para roubar serve”, canhou-me a mim pela primeira vez receber neste modesto espaço a visita de alguns desses inspetores. Devo dizer que já algum tempo que aguardava por algo do género.

Os/as Inspetores (as) deram conta de um erro de escrita que, entretanto, corrigi. Onde devia estar “há mais de 5 anos” estava “à mais de 5 anos”, e desde logo se insurgiram no sentido em que, para alguém que gosta tanto de livros, este erro seria quase de lesa-pátria.

De uma forma geral tenho a registar que adoro mentes iluminadas que circulam pela internet como polícias da língua, traduzindo as suas ações em atos que são um reflexo das suas vidas certamente preenchidas e cheias de interesse...

É o mesmo tipo de sábio que, ao assistir a uma dissertação brilhante sobre física quântica, tem apenas a comentar jocosamente que a camisa do orador tinha um padrão horrível... nunca tem nada de positivo para referir.

Em suma, gostaria de agradecer os comentários e a lição de português sem a qual, provavelmente, ficaria para todo o sempre na ignorância relativamente à utilização de à e há...

Uma nota final para referir que o erro em causa foi um lapso, mas poderia não ter sido, porque, pasme-se, o Leitor por vezes dá erros. Poderão ser lapsos de escrita porque se escreveu e não houve tempo para rever o texto, mas também podem acontecer erros de facto porque este Leitor, contrariamente aos inspetores desta vida, não atingiu o nirvana da perfeição.

E para quem depois possa vir dizer “eu só alertei para poder corrigi”, não, não é disso que estamos a falar. Se eu quiser alertar alguém (e por princípio não o faço porque não dou relevância) faço-o de forma a informar/alertar para a incorreção, ser possível de forma privada, e apenas com pessoas com quem tivesse algum grau de partilha, nunca num sentido de pseudo-superioridade como a que referi acima.

O meu muito obrigado a todos os que chegaram a esta linha e são amantes de livros e não inspetores da língua. Voltem sempre! Amanhã há mais... sobre livros!

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Nuno Coelho 16.05.2019

    Livros antigos. Tenho alguns, comprados ao longo dos anos em alfarrabistas. Posso considerar escrever sobre isso. Confesso que só não aprecio o termo colecionar. Considero que tenho uma pequena biblioteca mas não coleciono livros. Cumprimentos.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 16.05.2019

    Colecionar e o termo prazer em ter livros antigos, sentir o cheiro cativante das paginas ja com uma cor vintage e poder usufruir de boas leituras, porque o conhecimento nao ocupa espaco.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    foto do autor

    Livros de 2020

    2020 Reading Challenge

    2020 Reading Challenge
    Um Leitor has read 0 books toward their goal of 25 books.
    hide

    O Leitor está a ler

    Parcerias

    Livros Técnicos Fev 2020 - Mrec

    O Ministério no Instagram

    Email do Blog

    blogministeriodoslivros@gmail.com

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D