Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

O que eu gostava de ler até final do ano...

25.10.21

Cópia de novidades de daniel silva e gabriel allo

Depois de vários fins de semana mais movimentados, este último foi mais caseiro e, por isso mesmo, permitiu-se fazer algo que já andava para fazer desde as minhas férias: fazer uma lista dos livros que gostaria de ler até final do ano.

Havia duas formas de fazer esta lista, uma mais idealista (ou irrealista), que provavelmente acabaria com 50 livros para ler em pouco mais de dois meses, e uma mais terra-à-terra, com a identificação dos livros que, acredito, serei capaz de ler, ou, pelo menos, que sejam a parte principal das minhas leituras até final do ano.

Assim sendo, como faltam 10 semana para o final do amo, assumindo que consigo ler um livro por semana, é este o panorama que tenho em vista (depois de muito escrutínio e de inúmeras alterações):

Tenho dois livros que estão certos e que dizem respeito às duas leituras previstas para o Clube de Leitura do PNL 2027 em novembro e dezembro, são eles “A Viagem do Elefante” de João Amaral (BD inspirada na obra de Saramago) e “Obras Completas Maria Judite de Carvalho - Tanta gente, Mariana | As palavras poupadas" (Volume 1).

Depois há o novo livro de José Rodrigues dos Santos, “O Jardim dos Animais com Alma", que será leitura obrigatória ainda antes do final do corrente mês.

O livro de Michio Kaku, “A Equação Divina” está também entre os eleitos, assim como o livro “A Era do Capitalismo de Vigilância” de Shoshana Zuboff, livro sobre o qual tenho ótimas referências e que tenho andado a adiar.

O novo livro de Sally Rooney, “Onde Estás, Mundo Maravilhoso?”, o livro de Elizabeth Kolbert “Sob um Céu Branco” que sai esta semana e “Racionalidade” de Steven Pinker são mais três escolhas bem colocadas.

Os últimos dois lugares vão para um livro que ando também a adiar “Exalação” de Ted Chiang e para “Uma História da Leitura” de Alberto Manguel.

Tenho a certeza que esta lista sofrerá alterações, porque haverá um dia em que vou abrir outro livro, ler algumas páginas e acabar por decidir levá-lo até ao fim, e também porque até final no ano sei que há muita coisa por sair para as livrarias que pode alterar a lista (por exemplo um novo livro de Afonso Cruz). Mas é normal, quando há muito e de boa qualidade para ler!

Nota: Se tiverem de abastecer a biblioteca até final do ano, hoje é um bom dia, com 20% de desconto em novidades na Bertrand (para variar tenho compras para fazer...).

Em www.bertrand.pt

2 comentários

Comentar post