Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

O novo livro de Cavaco

31.10.18

1507-1.jpg

 

Cavaco Silva lançou na semana passada um novo livro sobre os seus últimos tempos como presidente.

Durante muito tempo achei que não foi reconhecido a Cavaco o devido mérito pelos anos em que esteve à frende do Governo do país. Muita gente lhe apontava críticas, pela forma como governou, pelo dinheiro desperdiçado dos fundos comunitários, etc.

Sempre achei que, tendo cometido erros, Cavaco era um tipo sério, diferente da maior parte dos políticos.

Quando se candidatou a presidente votei nele exatamente porque acreditava que podia desempenhar um papel importante.

Depois disso vieram dois mandatos onde fui perdendo o encanto. O homem tem direito à sua personalidade e à sua forma particular de desempenhar o cargo, mas a verdade é que houve demasiados episódios a contribuir para um desacreditar progressivo do político que, tendo sido o que mais tempo esteve em democracia em cargos de governação, continua a dizer que não é político. E aqui destaco a questão nunca esclarecido da sua relação com o tema BPN.

O novo livro vem apenas reforçar esta ideia de desacreditação. Não sei se é falta de sentido de Estado, de bom senso ou outra coisa qualquer, o que sei é que não me parece normal escreve um livro de memórias onde se incluem considerações sobre políticos ainda em desempenho de funções, nomeadamente o Primeiro Ministro.

Um presidente escrever um livro de memórias é normal, o que não me parece normal é o timing. Às vezes quase que parece uma criança birrenta e ciumenta, no caso em relação ao presidente atual e que por isso busca atenção. Enfim, infeliz, diria eu.

2 comentários

Comentar post