Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Novidade - "Zoobiquidade" de Drª Barbara Natterson-Horowitz e Kathryn Bowers

27.06.22

e45ed0.jpeg

Mais sobre o livro aqui

Sinopse:

Os animais têm muito a ensinar-nos acerca da mente e do corpo humanos; o terreno biológico comum entre os seres humanos e os outros animais pode ser estudado para diagnosticar, tratar e curar pacientes de todas as espécies. A esta nova abordagem interespécies, a médica e investigadora Barbara Natterson-Horowitz e a jornalista de ciência Kathryn Bowers deram um novo nome: zoobiquidade.
A explosão recente de doenças infetocontagiosas, como o VIH, o vírus do Nilo Ocidental, a covid-19 e outras doenças com origem em animais, tem encorajado novos esforços à escala global para aproximar as medicinas animal e humana - para benefício de todos. Zoobiquidade é o primeiro livro a explorar muitos dos problemas de saúde comuns a seres humanos e outros animais, trazendo à luz descobertas reveladoras sobre potenciais tratamentos para doenças como a diabetes, o cancro, e doenças cardíacas e mentais.

Mas esta investigação vai além dos campos académicos e médicos, abordando temas e questões das mais diversas áreas. O que têm em comum uma tribo de símios e uma empresa da Fortune 500? O que há de semelhante entre os sistemas políticos humanos e os comportamentos territoriais de alguns animais? E será que todos os animais - e não apenas nós - procuram conforto na comida e fuga em narcóticos? Ou exibem sintomas de depressão? Ou se debatem com questões de organização de tarefas e cuidado de crias?

Uma abordagem profundamente inovadora, transcendendo as fronteiras das disciplinas e das espécies, que vai transformar o modo como vê o mundo animal - e como se vê a si mesmo.

CRÍTICAS
«Tantas histórias fascinantes… fiquei maravilhado.»
Atul Gawande, autor de Ser Mortal

 

CRÍTICAS DE IMPRENSA
«As autoras não só apresentam uma argumentação plausível para a colaboração interdisciplinar como o fazem através de uma escrita belíssima e cativante.»
New York Journal of Books

«Depois de ler este livro, nunca mais vai olhar para o seu cão, gato ou qualquer outro animal do mesmo modo.»
Publishers Weekly

«Um livro muito revelador (…) Tão transformador como as obras de Oliver Sacks, Michael Pollan e E.O. Wilson.»
Booklist

«Uma leitura provocante. É muito emocionante descobrir o quanto o reino animal tem para ensinar.»
The Daily Beast

«Um livro revelador e cativante que nos oferece uma perspetiva completamente nova dos nossos vizinhos peludos e alados.»
The Boston Globe

«Um manifesto tão cativante quanto divertido que propõe uma nova abordagem à saúde e ao bem estar; interessante não só para veterinários como para todos os animais humanos.»
The Observer

«Cheio de história irresistíveis.»
New Scientist

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.