Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Novidade - "Queimar Livros - Uma história da destruição do saber" de Richard Ovenden

18.05.22

qw.jpeg

Mais sobre o livro aqui

Sinopse:

Durante três mil anos, destruir o saber foi um objetivo comum e deliberado de várias pessoas, regimes e grupos. Esta é a extraordinária história de sobrevivência da verdade - a que os livros registam, as bibliotecas preservam e nós temos hoje, mais do que nunca, de salvar.

As bibliotecas e os arquivos sofreram muitos ataques, desde a antiguidade, mas a era moderna tem sido ainda mais perniciosa para a sua sobrevivência. Hoje, o saber que guardam é alvo de tentativas de destruição brutais e de negligência intencional. Sem apoio estruturado ou investimento, lutam pela sobrevivência dia a dia. Queimar Livros conta-nos o que em três mil anos passámos e vivemos para chegar aqui.

Da antiga Alexandria à contemporânea Sarajevo, passando pelo Iraque, Richard Ovenden vai aos quatro cantos do mundo e relata vividamente momentos determinantes da nossa História. Analisando as motivações por detrás dos atos, deliberados ou involuntários, de destruição do saber - políticos, culturais e religiosos -, bem como as consequências e ligações a todas as áreas da nossa vida, o autor relata também os episódios vividos por quem tentou prevenir e minimizar os efeitos destes ataques aos livros (e não só), pondo muitas vezes a própria vida em risco.

Na era do imediatismo, em que todos têm opinião sobre tudo, a memória se esboroa e reina a desinformação, este livro é mais importante do que nunca. Lê-lo pode ser o primeiro passo para impedir que três mil anos de História desemboquem, no século XXI, na maior e mais terrível destruição do saber.

CRÍTICAS DE IMPRENSA
 
«Épico.»
The Guardian

«Maravilhoso.»
Financial Times

«Notável.»
The Observer

«Fabuloso.»
The Times

«Memorável.»
Sunday Times

«Este livro é um aviso para todos: a importância dos livros e do saber está a ser descurada. A ideia de verdade, tal como a concebemos, está sob ataque cerrado.»
The Times

«Quando vemos o mundo queimar livros, literal ou figuradamente, são mais do que palavras a arder. O livro de Richard Ovenden deve fazer-nos parar, pensar e agir.»
Financial Times

«Este texto é tão corajoso quanto original. Imperdível.»
The Guardian

«Percebamos, de uma vez por todas, o valor do saber. Temos de preservar e proteger o conhecimento. Este livro é um excelente ponto de partida para agirmos.»
Publishers Weekly

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.