Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Novidade - "Pessoa. Uma Biografia" de Richard Zenith

19.05.22

11e450.jpeg

Mais sobre o livro aqui

Sinopse:

Fernando Pessoa é, a par de Luís de Camões, o maior poeta português. E é uma das figuras proeminentes do modernismo europeu, juntamente com escritores como Kafka, Joyce e Proust. O seu vastíssimo legado - da poesia, drama e ficção ao artigo de opinião e escrita mediúnica, cruzando e aprofundando inúmeros domínios do conhecimento (da literatura à religião, passando pela história, a filosofia, a astrologia e tantos outros) - tem vindo a ser progressivamente conhecido pelos leitores portugueses e de todo o mundo.

Porém, o homem por detrás da extraordinária multiplicidade de vozes (os heterónimos e dezenas de outros autores ficcionais), e de uma das obras literárias mais complexas e ricas de todos os tempos, é quase um desconhecido. João Gaspar Simões, com a publicação da sua biografia em 1950, teve o grande mérito de reconhecer a importância de Fernando Pessoa numa altura em que o poeta ainda não era justamente apreciado. Mas a obra não se baseou numa pesquisa mais aprofundada e desde há muitos anos que se sentia a falta de uma obra biográfica de referência.

PESSOA: A BIOGRAPHY, do autor norte-americano naturalizado português Richard Zenith, publicado nos EUA e na Grã-Bretanha em 2021 e que agora se publica em Portugal, vem suprir definitivamente essa lacuna.

CRÍTICAS
 
«Pessoa: Uma Biografia é um casamento feito no céu intelectual, a equilibrada união entre o génio literário de Fernando Pessoa e os poderes analíticos do seu biógrafo. Zenith consegue não apenas revelar convincentemente que Pessoa era um grande (e estranho) poeta como também um espantoso dramaturgo e filósofo. Pessoa é um triunfo de erudição e verve que é difícil de parar de ler.»
António Damásio

 

CRÍTICAS DE IMPRENSA
 
«Uma das grandes biografias do século.»
New Statesman, Books of the Year

«Definitivo e sublime.»
The New York Times

«Uma revelação. Uma descoberta literária revolucionária como esta não voltará a aparecer.»
Sunday Times

«Uma obra-prima da biografia literária. Um feito extraordinário. Iluminando esta figura elusiva, Zenith produziu uma obra em alguns aspectos tão espantosa quanto a do próprio Pessoa.»
New Statesman

«Monumental. Fazendo justiça à magnitude e complexidade da obra de Pessoa, Zenith passou mais de uma década a coligir material. O resultado é um tour de force.»
The Times Literary Supplement

«O sucesso deste livro radica na aproximação panorâmica de Zenith e na sua habilidade em contrapor a existência ordenada e insular de Fernando Pessoa sobre o pano de fundo turbulento do início do século XX. (...) uma prosa cativante e de grande elegância, com a força propulsora de um romance histórico e alimentada por ocasionais sacudidelas surrealistas.»
The New York Review of Books

«Rico e revelador. Profundamente informado, espirituoso, e sintonizado em surpreendentes e gratificantes ligações.»
The New Republic

«Engenhoso (...) com clarões de charme e humor.»
Spectator

«Erudito, sensível e divertido.»
Financial Times

«A prosa dinâmica de Zenith, a sua profunda erudição e as leituras incisivas da poesia de Pessoa criam um retrato meticuloso do brilhante e espantoso mundo interior deste artista.»
Publishers Weekly

«Zenith, um americano que reside em Lisboa, trouxe para a obra o conhecimento académico obtido em mais de 30 anos de edições, traduções e estudos sobre o trabalho do biografado. Pessoa teve a sorte de encontrar em Zenith um "amigo póstumo".»
The New York Times

«O retrato de Pessoa e da sua vida, feito por Zenith, é mais do que uma obra-prima da biografia literária. Com mais de mil páginas, nem uma delas desperdiçada, é um verdadeiro tour de force de história cultural.»
The New Statesman