Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Novidade - "Outras Inquirições" de Jorge Luis Borges

13.12.20

ddad45.jpg

Mais sobre o livro aqui

Sinopse:

Outras Inquirições reúne alguns dos ensaios mais brilhantes de Jorge Luis Borges - constituem um diálogo permanente com o mundo e fazem do seu nome uma referência indispensável para a cultura do século xx.

Os textos reunidos em Outras Inquirições abordam temas importantes e quase obsessivos na obra de Jorge Luis Borges: as relações entre o espaço e o tempo, a previsão do futuro, a eternidade, o suicídio e a redenção, o infinito, a existência do inferno, o papel da alegoria, os nomes de Deus, a leitura cabalista da Bíblia, a filosofia e a poesia chinesas, o panteísmo, os clássicos e a sua importância, a lenda de Buda ou a refutação do tempo - e ainda uma lista de autores que sempre amou, de Cervantes a Chesterton, de Coleridge ou Quevedo a Kafka e Oscar Wilde.

Publicado pela primeira vez em 1952, Outras Inquirições é um título que nos devolve o seu génio criador e solitário, onde Borges reúne alguns dos seus mais importantes ensaios, como Magias Parciais do Quixote, Kafka e os Seus Precursores ou Do Culto dos Livros.

Críticas

«Não sei se há literatura, mas sei que baralhar essa disciplina possível é uma urgência.»

Jorge Luis Borges

«Borges foi um amor à primeira vista desde a minha juventude. Perdi o juízo, passei noites e noites a ler os seus livros. Simplesmente, não podia acreditar que existisse uma coisa assim.»

Umberto Eco