Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Novidade - "Os Funcionários" de Olga Ravn

05.04.22

4.jpeg

Mais sobre o livro aqui

Sinopse:

A milhões de quilómetros da Terra, num futuro longínquo, humanos e humanoides trabalham lado a lado a bordo da nave Seis-Mil. São meros funcionários. Uns nascem e morrem; outros são criados e vivem para sempre.

O contacto próximo com um conjunto de objetos estranhos recolhidos no planeta Nova Descoberta altera inesperadamente o comportamento da tripulação e a perceção que cada um tem de si mesmo. Uma comissão de avaliação é chamada para recolher depoimentos e aferir os efeitos desta ligação. Serão os objetos sencientes? Estarão os humanoides a tornar-se mais humanos? Trabalhar será o mesmo que viver?

Considerado pela crítica internacional uma revelação literária, Os Funcionários é um romance de ficção científica, poético e que, à laia de uma distopia moderna, lança uma crítica à supremacia do trabalho e da lógica da produtividade, ao mesmo tempo que explora as noções de identidade e felicidade.

CRÍTICAS
«Tem tudo o que espero de um romance. Uma obra de arte assustadoramente brilhante.»
Max Porter

 

CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Uma sátira audaz à linguagem empresarial e ao trabalho no capitalismo tardio, bem como uma investigação atraentemente sonhadora sobre o significado de ser humano.»
The Guardian - Melhor Livro de 2021

«Olga Ravn é Samuel Beckett, se este tivesse escrito o guião para Alien.»
ActuaLité

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.