Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Novidade - "História das Terras e dos Lugares Lendários" de Umberto Eco

25.11.21

22.jpg

Mais sobre o livro aqui

Sinopse:

A nossa imaginação é povoada por terras e lugares inexistentes, da cabana dos sete anões às ilhas visitadas por Gulliver, do templo dos Thugs de Salgari ao apartamento de Sherlock Holmes.

Sabe-se que estes locais surgiram apenas graças à imaginação de um romancista ou de um poeta. Pelo contrário, nos tempos antigos, a humanidade construiu fantasias sobre locais considerados reais, como Atlântida, Mu, Lemúria, as terras da rainha de Sabá, o reino de Preste João, as Ilhas Afortunadas, o Eldorado, a Ultima Thule, Hiperbórea e o jardim das Hespérides, o local onde está guardado o Santo Graal, a rocha dos assassinos do Velho da Montanha, o país da Cocanha, as ilhas da Utopia, a ilha de Salomão e a Terra Austral, o interior de uma terra oca e o misterioso reino subterrâneo de Agarta.

Alguns destes locais animaram simplesmente lendas fascinantes e inspiraram algumas das mais esplêndidas representações visuais que são reproduzidas neste volume, outros constituíram obsessões para a fantasia alterada de caçadores de mistérios, outros ainda estimularam viagens e explorações que possibilitaram, a viajantes de todos os países em perseguição de uma ilusão, a descoberta de novas terras.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.