Novidade - "Construtores de Mundos" de Bruno Maçães
Mais sobre o livro AQUI
Sinopse:
A política mundial mudou, afirma Bruno Maçães. A geopolítica deixou de ser simplesmente uma competição pelo controlo territorial: nesta era de alta tecnologia, transformou-se numa competição para criar o território.
As grandes potências procuram construir um mundo habitado por outros Estados, conservando ao mesmo tempo a capacidade para mudar as regras ou o estado do mundo sempre que seja necessário. Num momento em que os antigos conceitos já não funcionam, este livro visa introduzir uma teoria radicalmente nova acerca da política mundial e da tecnologia.
Entendidos como uma «construção do mundo», os acontecimentos mais importantes dos nossos conturbados tempos surgem subitamente ligados e é revelada a sua lógica interna: as guerras tecnológicas entre a China e os Estados Unidos, a pandemia, a guerra na Ucrânia e a transição energética.
Em conclusão, Maçães considera o futuro mais distante, em que o metaverso e a inteligência artificial se transformam no mundo - um mundo que as grandes potências têm de se esforçar por construir e controlar.
Pratap Bhanu Mehta, Universidade de Princeton
«Num livro original e ricamente documentado, Bruno Maçães afirma que a revolução tecnológica está a transformar o significado de “geo” na palavra “geopolítica”. Um argumento sofisticado e muitíssimo estimulante, que fará refletir todos os interessados em questões internacionais.»
Timothy Garton Ash, autor de Pátrias: Uma História Pessoal da Europa
«Uma leitura obrigatória para quem queira compreender as forças que impulsionam o poder global no século XXI.»
Ian Bremmer, fundador do Eurasia Group e de GZERO Media