Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Novidade - "Condenação - A política da catástrofe" de Niall Ferguson

17.09.21

++e.jpg

Mais sobre o livro aqui

Diretamente para a minha wishlist.

Sinopse:

Considerando o annus horribilis de 2020 numa perspetiva histórica, Niall Ferguson explica o porquê da experiência não nos ter preparado melhor para enfrentar as catástrofes.
As catástrofes são difíceis de prever. As pandemias, tal como terremotos, incêndios, crises financeiras e guerras, não se distribuem de modo racional; não existe um ciclo da história que nos permita antecipar a próxima catástrofe. Porém, quando a catástrofe se abate, deveríamos estar mais bem preparados do que os romanos quando o Vesúvio entrou em erupção ou do que os europeus medievais quando a Peste Negra espalhou a morte. Afinal, temos a ciência do nosso lado.

Críticas de imprensa
 
«Uma leitura obrigatória. A pandemia criou uma espécie de miopia no mundo moderno, pois ficámos aprisionados no nosso espaço doméstico e intelectual, privados de apreciar os acontecimentos recentes no seu contexto. O livro de Ferguson é o antídoto perfeito: dá-nos o enquadramento necessário dos eventos recentes, que cada governante, investidor ou cidadão curioso precisa de ler, não apenas para perceber o que aconteceu, mas também para conhecer os desafios do futuro.»
Gillian Tett, Financial Times

«Uma obra que salta com desenvoltura entre continentes e séculos. Está ao nível das obras ambiciosas e ecléticas de autores como Jared Diamond, Nassim Nicholas Taleb e Steven Pinker. Promete um contributo para melhorar a nossa gestão de catástrofes futuras. Inteligente, provocador e brilhante.»
New York Times Book Review

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.