Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Novidade - "Cartas do Sahara" de Alberto Moravia

07.12.22

4er50.jfif

Mais sobre o livro aqui

Sinopse:

África foi talvez o território que Alberto Moravia mais acarinhou na sua escrita de viagens. Além do Sahara, neste livro visita também a Costa do Marfim, o Quénia e o Zaire, numa descoberta que é ao mesmo tempo literária, estética e socioantropológica.

Assim, a subida de barco do rio Zaire torna-se um cotejo com as páginas mais intensas do romance africano de Joseph Conrad, Coração de Trevas; a crua luz tropical da Costa do Marfim reflecte o sonho contemplativo de Gauguin; a imagem de morte do deserto torna-se surpreendente imagem de vida; e a presença de tribos e aldeias primitivas suscita amargas considerações sobre as nefastas consequências do colonialismo.

Mas a grande protagonista destas viagens é a natureza; a nobreza das solidões majestosas, dos diálogos silenciosos entre a floresta e o rio, das intermináveis extensões de terra, água e céu, em que Moravia capta a mensagem profunda de África.

EXCERTOS
«Alberto Moravia diz que não se viaja no espaço, mas no tempo. Nuns casos para o futuro, como ao visitar os Estados Unidos, noutros em direcção ao passado, como quando o destino são certos lugares onde o tempo medieval ainda não se extinguiu. O deserto, conclui Moravia, é outra coisa: ‘até agora ainda não me acontecera fazer uma viagem fora do tempo, isto é, fora da história, numa dimensão, como dizer?, a-histórica, religiosa.’»
Carlos Vaz Marques, Prefácio