Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Novidade - "Alamedas Escuras" de Ivan Búnin

29.12.20

fsfsss.jpg

Mais sobre o livro aqui

Sinopse:

Alamedas Escuras é um conjunto de contos delicadamente poéticos sobre o amor. Histórias que retratam pequenas epifanias, instantes fugazes marcados pelo prazer sensual da existência e a fragilidade da vida.

Em cada uma delas é-nos contado um episódio da vida de uma personagem completamente diferente e, em todas elas, os heróis de Búnin veem o seu amor testado pelo drama da separação, provocada pela loucura, a guerra, a morte ou, simplesmente, pela ambição pessoal e os acasos da vida.

Em Alamedas Escuras encontramos também a angústia pelo tempo perdido, a dor pelo destino da Rússia, o peso da memória, a beleza dos sentimentos e os recantos mais obscuros da alma humana, que colocam obstáculos à luta pelo que é bom e amado.

Críticas
 
«O magnífico perito da alma de cada palavra.»
Górki

«Não conheço nenhum outro escritor cujo mundo exterior esteja tão intimamente ligado a outro, cujas sensações sejam mais exatas e indispensáveis, e cujo mundo seja mais genuíno e também mais inesperado.»
André Gide

«[Búnin] analisou ao pormenor a alma da Rússia desaparecida e, ao fazê-lo, deu merecidamente continuação às gloriosas tradições da grande literatura russa.»
Professor Wilhelm Nordenson, no banquete do Prémio Nobel, em 1933