Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Notícias Livrescas - prémios literários

14.10.21

Notícias livrescas.png

O espaço de Notícias Livrescas desta semana é dedicado aos Prémios Literários. Para além do Nobel atribuído na semana passada há a destacar os seguintes:

- Os Prémios P.E.N. Clube fora este ano atribuídos a Hélia Correia, José Gil e José Eduardo Agualusa, respetivamente “Acidentes”, “Tempo Indomado” e “Os Vivos e o Outros” nas categorias de Poesia, Ensaio e Narrativa. Não houve atribuição na categoria Primeira Obra.

- “Livro de Vozes e Sombras”, romance de João de Melo, foi o vencedor do Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues. O prémio é da responsabilidade da Federação Nacional de Professores (Fenprof).

- Prémio Literário Natália Correia – o vencedor de 2021 foi "Ascensor de Sombras", de José Pedro Leite. Foi a primeira edição do prémio promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.

- O livro “Inferno” de Pedro Eiras foi o vencedor do Prémio literário António Cabral.

- Prémio John dos Passos de literatura – este ano o vencedor foi Jacinto Lucas Pires com o livro “Oração a que Faltam Joelhos”. O prémio é da responsabilidade do Centro Cultural John Dos Passos.

- La por fora, foram conhecidos os finalistas do National Book Award nas diversas categorias. A lista completa pode ser encontrada aqui.