Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Notícias Livrescas

26.10.21

Notícias livrescas.png

- A escritora moçambicana Paulina Chiziane é a vencedora do Prémio Camões de 2021. O Prémio Camões é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa.

- A Biblioteca Internacional de Munique divulgou a sua lista dos melhores livros infantis de 2021. Na lista de 200 títulos com origem em 54 países, constam duas obras portuguesas, “Noa” de Susana Cardoso Ferreira e ilustração de Raquel Costa e também “Para que serve?” de José Maria Vieira Mendes, ilustrada por Madalena Matoso.

- O primeiro livro de José Saramago, “Terra do Pecado” de 1947, foi lançado pela primeira vez em castelhano na semana passada com o título "La Viuda".

- Em Espanha acabou o mistério por trás da “escritora” Carmen Mola, “autora” de vários livros policiais de sucesso, inclusive o livro “Noiva Cigana” já traduzido para português. Por ocasião da atribuição do Prémio Planeta ficou a saber-se que afinal por trás de Carmen Mola estão três homens Antonio Mercero, Jorge Díaz e Agustín Martínez e não uma professora de liceu, mãe de três filhos que ensina álgebra de manhã e escreve romances de violência selvagem e macabra durante as tardes no seu tempo livre, conforme se pensava.

- A Livraria Lello emitiu uma carta aberta onde apela a que os livros passem a ser objeto de prescrição médica. A carta defende que os livros são "um alicerce insubstituível de sanidade mental", pelo que devem ser "despesa da saúde". Mais informação no site da livraria.