Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Nobel da Literatura de 2022 para Annie Ernaux

07.10.22

FeYZG8tXoAAihcJ.jpeg

Foi ontem divulgado o nome do Prémio Nobel da Literatura de 2022. Este ano a escolhida foi a escritora francesa Annie Ernaux.

Contrariamente ao que acontece por vezes, este ano não tenho de pesquisar muito sobre a vencedora (ou vencedor). No ano passado li um excelente livro seu no âmbito do Clube de Leitura do PNL 2027, “Os Anos”, sobre o qual tive oportunidade de escrever aqui no blog.

Annie Ernaux é uma autora francesa de 82 com uma extensa obra publicada. Por cá tem atualmente 3 livros traduzidos, o referido acima “Os Anos”, e ainda “Uma Paixão Simples” e “O Acontecimento”.

Pelo que li quando informada do prémio a primeira reação da autora foi perguntar “Tem a certeza?”.

Para quem possa ter interesse fica abaixo a minha leitura de “Os Anos” e respetivo comentário. Leitura muito interessante e recomendável.

22021220_2Df2j.png

Comentário de fevereiro 2021

Está terminado mais um desafio do Clube de Leitura PNL2027, com o fim do livro “Os Anos” de Annie Ernaux, a leitura de fevereiro.

Devo começar por confessar que o livro era para mim desconhecido, se em algum momento me cruzei com ele, confesso que não me recordo, mas não foi por isso que deixei de ter interesse, antes pelo contrário.

Não foi necessário ler muitas páginas para perceber duas coisas: não era, por regra o meu género literário de eleições, e, que apesar disso, seria uma leitura cativante que me iria prender.

A primeira coisa que se pode ler quando se procura informação sobre este livro é que se trata de uma biografia impessoal. É aliás a autora que o refere já o no final do livro. A autora leva-nos por um período de quase sete décadas, mais precisamente de 1941 a 2006, percorrendo a sua história pessoal, a história de frança e a história mundial, misturando, vivências, sentimentos, desgostos, esperanças, memórias, fotografias, etc.

Chega a ser impressionante a forma com a autora consegue compilar na sua narrativa todos os elementos que identifico acima, e mesmo quando o leitor não está totalmente familiarizado com alguém referido, ou um determinado acontecimento, a autora consegue na mesma manter o leitor ligado ao sentimento da história.

É uma biografia simultaneamente pessoal e coletiva, onde os pensamentos da “personagem” se confundem com a época, com as suas dúvidas, pensamentos e convicções, em campos como a política, a sexualidade, a emancipação da mulher, a aceitação pelo outro, e forma com tudo é mutável ao longo do tempo.

Um livro diferente do meu quadro normal de leituras, uma agradável surpresa e uma oportunidade para ler algo diferente e cativante. Um excelente livro e uma leitura altamente recomendada. Mais uma vez obrigado ao Clube de Leitura do PNL2027 por me permitir esta descoberta.

7 comentários

Comentar post