Mais Livros & Menos Café
Coisas que acontecem numa semana de férias: há menos café, menos vontade de beber café, há mais tempo, maior disponibilidade para ler e com ela uma maior vontade para o fazer.
Os dias trabalho carregados de stress, no meu caso, puxam e muito pelo café o que por vezes só piora. O final de um dia agitado é normalmente curto, e se teve uma carga negativa pesada, trânsito e afins, reduz substancialmente a disponibilidade para ler. Não reduz a vontade, mas reduz a disponibilidade que se traduz por vezes em cair para cima livro 5 minutos depois de me ter sentado na cama.
Numa semana de férias os polos vão-se invertendo aos poucos, reduz-se o stress, reduz-se o café (que até começa a saber pior), e a vontade de ler alia-se à disponibilidade para garantir vários momentos de leitura ao longo do dia, mesmo quando as férias são passadas por casa.
É uma sensação ótima chegar ao final da semana de férias e sentir que os livros tiveram um papel importante no descanso da mente. Já o têm sempre, mas nestes períodos ganham um relevo maior porque são calmantes e energizastes. E não falo apenas da leitura, falo também da deambulação pela minha biblioteca, pelo remexer, arrumar, mudar de sítio, folhear os meus livros.
Não sei viver sem livros em nenhuma circunstância, mas sei ainda menos quando estou em período de descanso. São a minha terapia de descanso e não passo sem eles. E passo muito melhor sem café.