Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Livros que fazem Cócegas no Cérebro

01.03.21

MINISTÉRIO dos LIVROS (23).png

Adoro livros, adoro ler, adoro a leitura e tudo o que lhe diz respeito, a vários níveis, em várias dimensões. Mas há uma componente em concreto que cada mais me dá mais gozo encontrar num livro e que não é fácil de explicar. Vou chamar-lhe apenas "cócegas no cérebro".

Trata-se de uma sensação que obtenho normalmente em livros de não ficção, sejam de ciências, divulgação cientifica, sociologia, gestão ou similares, embora, também possa ocorrer em livros de memórias, testemunhos e, a espaços, com livros de ficção.

Vou tentar explicar usando como exemplo o último livro que concluí, “Outliers”. Trata-se de livro que dá uma perspetiva completamente diferente sobre algumas questões (sucesso, talento, por exemplo) que julgamos saber, ou que temos como adquiridas. Através de exemplos concretos o autor faz-nos repensar o que conhecemos como verdade, ou dá-nos uma peça central de um puzzle que podíamos ter por concluir, ou que nem sabíamos que tínhamos, e ao colocar a peça temos uma imagem completamente diferente da que esperávamos.

A ideia de conseguir este ato de “iluminação” através de um livro é algo que me apaixona verdadeiramente. Não é apenas o conheciment, é mais do que isso. É isso que me faz amar verdadeiramente os livros.

Por vezes são meia dúzia de linhas num livro inteiro que conseguem ter este efeito, mas a verdade é que o impacto pode ser muito maior. porque uma peça de informação sobre uma questão em concreto pode permitir compreender e responder a muitas outras questões quase que num efeito dominó.

O efeito que um livro tem neste leitor pode medir-se, entre outros aspetos, pelo nível de iluminação de provoca. Adoro ser iluminado por um livro que me faz cócegas no cérebro.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.