Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Livrarias - ontem e hoje

19.04.19

Optimized-website-front-cover.jpg

 

Sempre gostei de entrar nas livrarias. Lá em casa durante muito tempo a  Bertrand e a FNAC foram chamadas de “Igreja” porque sempre que passava à porta duma tinha de entrar. "Queres entrar na Igreja para rezar um bocadinho?" ouvi eu inúmeras vezes.

Hoje há menos tempo, mas continua a ser um destino sempre apetecível, até porque me acalma. Entrar numa livraria tem em mim um efeito calmante.

Existe, no entanto, uma alteração na minha ida às livrarias desde que tenho este espaço. Como estou sempre muito mais a par das novidades acontece muitos menos vezes aquele momento de surpresa, ou novidade, por encontrar um livro novo. Muitas vezes é difícil encontrar uma novidade que ainda não tenha conhecimento, e, lá no fundo, sinto falta disso.

Em compensação hoje dedico o tempo a ir mais ao detalhe, fazendo pequenas leituras nos livros que tenho mais interesse de forma a garantir que são mesmo aquilo que acho que são, e por isso compro mais (nas livrarias ou no OLX) mas menos por impulso.

De uma forma ou de outra, no passado ou no presente, uma livraria é para mim um lugar “santo”.

13 comentários

Comentar post