Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

15
Mar18

Leituras - “Um cavalo entra num bar” de David Grossman

20917526_iPAiT.jpg

 

 Está concluído o livro “Um cavalo entra num bar” de David Grossman.

O livro foi o vencedor do Man Booker Prize Internnacional de 2017. Essa foi aliás uma das duas razões para ter decidido ler o livro, mais ou menos um selo de garantia de qualidade. A outro foi a ideia de base do livro: uma noite de stand up que deriva entre a comédia e a tragédia. Gostei da ideia.

Lido o livro, a minha primeira impressão é que não captei toda a sua essência, tudo aquilo que o autor quis passar. Acredito que haja uma parte que é muito particular, “muito israelita” se quiserem, mas há também toda uma dimensão do personagem central, com muitas camadas que não é fácil (pelo menos para mim) decifrar. O personagem central transforma uma noite de stand up numa sessão em que se despe psicologicamente perante o público falando dos seus traumas e fantasmas do passado. Tudo isto relatado pelo narrador, um amigo de infância que o personagem central convoca para assistir ao espetáculo apesar de não se verem há mais de quarenta anos.

Antes da leitura do livro confesso que não conhecia muito do autor, no entanto, logo após terminar o livro, fui fazer uma pesquisa e encontrei um facto que ajuda a explicar uma parte da história e a forma como é contada: o autor perdeu um filho em 2006 na guerra Israel-libanesa. Há uma parte negra do livro que vem daqui, certamente.

O livro é bom, bem escrito, com um toque próprio do autor, disso não há dúvidas. E afirmar que o livro é bom não tem nada a ver com o facto de ter ganho um prémio. Não seria o primeiro livro que eu não gostaria apesar de ter ganho um prémio (às vezes parece que existe a ideia de que não de pode não gostar de um livro porque ele ganhou o prémio X ou Y).

Como disse Carlos Vaz Marques na apresentação do livro no “Livro do Dia” da TSF a história acaba por nos levar a perceber que a tragédia e o humor são parentes mais próximos do que por vezes nos parece.

Sem ser para mim um livro que deixa marcas é na mesma um livro cuja leitura recomendo.

Para mais informação sobre o livro deixo quatro links, para um excerto, para uma entrevista com o autor, uma crítica e ainda a apresentação no “Livro do Dia”.

Crítica no “Público”

Entrevista com o autor no “Público”

“Livro do Dia” da TSF

Excerto do Livro

 

Sinopse

Será que uma piada é só uma piada?
O premiado e internacionalmente aclamado autor de Até ao Fim da Terra apresenta-nos agora um romance sobre a vida de um cómico de stand-up, revelada no decorrer da performance de uma noite. Na dança entre humorista e público, com farpas voando de um lado para o outro, uma história mais profunda vai tomando forma - uma história que irá alterar a vida de muitos dos presentes.

Um Leitor

foto do autor

Livros de 2019

2019 Reading Challenge

2019 Reading Challenge
Um Leitor has read 0 books toward their goal of 25 books.
hide

O Leitor está a ler

Parcerias

Ministério dos Livros no Instagram

Email do Blog

blogministeriodoslivros@gmail.com

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D