Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

13
Ago18

Leituras - "O Velho e o Mar" de Ernet Hemingway

21125426_53U4m.gif

 

Está concluído “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway.

É uma obra pequena e de grande simplicidade, no bom sentido, e ao mesmo tempo de grande qualidade. Diria que é preciso ser-se muito bom para escrever algo assim.

Em muitos momento é a linguagem simples que nos permite estar no barco com Santiago, o velho pescador. Hemingway coloca-nos lá e explica-nos o que é o sacrifício e a coragem humanos sem rodeios e de forma quase poética.

A todos quantos possam ler este post, leio por favor este livro.

A primeira coisa que me ocorreu quando terminei o livro foi: eu sou de facto um iletrado no que diz respeito aos clássicos e não devia ser. Não fazem sentido as minhas dúvidas em ler autores e livros clássicos, por isso, até final do ano vou querer ler pelo menos mais um, a escolher ainda porque oferta não falta.

 

Sinopse:

Santiago, um velho pescador cubano, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe, quando o seu isco é finalmente mordido por um enorme espadarte. O peixe imponente resiste, arrasta a sua canoa cada vez mais para o alto mar, na corrente do Golfo, e obriga a uma luta agonizante de três dias que o velho Santiago acabará por vencer, para logo se ver derrotado.

Com uma linguagem de grande simplicidade e força, Hemingway retrata nesta aventura poética a coragem humana perante as dificuldades e o triunfo alcançado apesar da perda. Comovente romance, obra-prima de maturidade de Hemingway, O Velho e o Mar recebeu o Prémio Pulitzer em 1953 e desempenhou um papel essencial na obtenção pelo seu autor, um ano mais tarde, do Prémio Nobel da Literatura.

 

 

Um Leitor

foto do autor

Livros de 2018

2018 Reading Challenge

2018 Reading Challenge
Um Leitor has read 7 books toward their goal of 20 books.
hide

O Leitor está a ler

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.