Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

15
Fev18

Leituras - "Não se deixe enganar"

250x.jpg

Leitura concluída. Este não foi um livro (tanto quanto sei) muito divulgado. Lembro-me de o ter visto nos escaparates da FNAC uma ou duas vezes, mas confessa que nessa altura não me chamou muito a atenção, isto apesar do título em letras garrafais: “Não se deixe enganar”.

Foi já no final do ano que prestei a devida atenção ao livro depois do “Expresso” o ter considerado um dos livros do ano. Li o resumo e fiquei com curiosidade, até porque o tema interessa de facto: é uma espécie de manual de sobrevivência para a informação que hoje circula, onde tudo pode ser verdade e tudo pode ser mentira sem qua haja grande noção sobre o que é o quê, e, por conseguisse, é muito mais fácil cair em esparrelas.

Hoje em dia a informação que circula tem muito pouca fiabilidade e aquilo que mais transparece sempre é que foi criada por alguém que tem alguma coisa para vender. Também por isso é possível ler que o produto X é fantástico para a saúde de manhã e de tarde, noutra notícia é potenciador de cancro. Confesso que nos dias que correm é uma das minhas maiores dificuldades, separar o trigo do joio, saber o que é verdade e o que não é.

Este livro não é um milagre que me vai permitir a partir de agora saber sempre que me estão a tentar enganar, mas dá dicas muito úteis para o dia-a-dia e desmistifica um conjunto de realidades que aos poucos vão ficando como dados adquiridos mas que afinal não são bem assim. As dietas milagrosas, as medicinas alternativas, as pseudociências, há informação útil sobre tudo um pouco.

O livro é assinado por vários autores sendo todos parte da “Comunidade Céptica Portuguesa” - COMCEPT e acima de tudo a ideia com que fico é que não querem vender nada de concreto, pelo que, acho que vale a pena seguir muitos dos conselhos que dão ao leitor, sendo o principal o que diz: não acredite em nada sem confirmar primeiro, inclusive aquilo que escrevem no livro. Parece senso comum, mas esse é cada vez mais um ponto caído em desuso.

Leitura altamente recomendável no mundo cão em que hoje vivemos.

 

Sinopse

Em 1969, o mundo assistiu com emoção à chegada do homem à Lua através da maravilhosa «caixa mágica». Hoje, ao ligarmos um televisor, percebemos que, depois de um gigantesco salto, demos um valente trambolhão. Na era da pós-verdade e dos factos alternativos, todos os dias parecem 1 de Abril. Programas matinais promovem adivinhos e feitiços contra o mau-olhado, documentários legítimos misturam-se com outros onde aprendemos que as pirâmides foram construídas por extraterrestres e nos intervalos publicitários brindam-nos com alegações de saúde mirabolantes.

«Afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias.» A frase é do grande cientista - e céptico - Carl Sagan e conduz ao objetivo deste livro: promover o uso do pensamento crítico e racional, com apoio no método científico.

- Os alimentos ditos naturais, que também contêm químicos, são mais seguros?

- Será que o destino está escrito nas estrelas e nas cartas de tarot?

- Devemos ter medo das vacinas e proibir os organismos geneticamente modificados?

- Será que no antigo Egipto não existia já tecnologia para construir as pirâmides?

 

Um Leitor

foto do autor

Livros de 2019

2019 Reading Challenge

2019 Reading Challenge
Um Leitor has read 0 books toward their goal of 25 books.
hide

O Leitor está a ler

O Leitor também está a ler

Parcerias

Ministério dos Livros no Instagram

Email do Blog

blogministeriodoslivros@gmail.com

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Calendário

Fevereiro 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728