Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

08
Ago18

Leituras - “Homo Deus - História Breve do Amanhã” de Yuval Noah Harari

250x11dss.jpg

 

Terminei ontem o livro “Homo Deus” de Yuval Noah Harari.

Escrevi aqui no início que tinha as mais elevadas expetativas sobre o livro e primeira coisa que posso afirmar é que foram inteiramente correspondidas.

O livro é mesmo muito bom, e não é difícil perceber o porquê de todo o frenesim à sua volta e à volta do autor, cuja primeira obra, “Sapiens” foi ainda mais aclamada, inclusive junto das mais altas esferas: de Bill Gates a Zuckerberg passando pelo ex-presidente Obama.

O autor leva-nos numa viagem pelo nosso amanhã, depois de nos puxar um pouco atrás ao nosso ontem, ao ontem do Homo Sapiens, e mostra-nos que o Homo Sapiens, tal como o conhecemos está à beira da extinção para dar lugar a uma nova espécie, o Homo Deus que muito provavelmente não será humano como nos.

A leitura do livro traz-nos um misto de curiosidade e medo em relação ao futuro porque desde logo transporta-nos para uma realidade que parece um pouco de ficção cientifica, mas relativamente à qual se percebe que as sementes já estão espalhadas por aí.

Ideias como criação de algoritmos que nos conhecem melhor do que nós mesmos, uma nova religião (num conceito diferente de religião daquele que costumamos ter) denominado Dataísmo, o atingir da felicidade plena e da imortalidade. O autor tentar fazer uma ligação entre quatro realidades tecnologia, política, sociedade e religião apresentando-nos possíveis futuros.

O futuro é já ali e hoje mais do que em qualquer momento do passado, pouco sabemos sobre ele. Ninguém sabe verdadeiramente como será o mundo daqui a 50 anos, no entanto, muito do que o autor refere faz-me sentido, e, por conseguinte, assusta-me.

Se tem uma mente inquieta, que gosta de pensar o pouco mais além, se precisa criar na sua cabeça algumas bases sobre o mundo me que viverão os seus filhos e netos é muito importante que leia este livro.

Para mim é uma obra que entra diretamente para o topo dos melhores livros que já tive oportunidade de ler. Muita qualidade e muito conhecimento. A combinação perfeita.

 

Sinopse:

Chegámos ao próximo passo evolucional: Homo Deus.

Homo Deus explora os projetos, sonhos e pesadelos que darão forma ao século XXI — desde o vencer da morte à vida artificial. Sucessor do bestseller internacional Sapiens: História Breve da Humanidade, coloca as questões fundamentais: para onde seguir a partir daqui? Como proteger o mundo dos poderes destrutivos do ser humano?

A guerra desapareceu.
É mais provável cometer suicídio
do que morrer num conflito armado.

A fome está a desaparecer.
É mais alto o risco de obesidade do que de fome.

A morte tornou-se um simples problema técnico.
Não alcançámos a igualdade — mas estamos perto de alcançar a imortalidade.

A história começou quando os homens inventaram os deuses e terminará quando os homens se transformarem em deuses.
O que nos reserva o futuro?

Um Leitor

foto do autor

Livros de 2018

2018 Reading Challenge

2018 Reading Challenge
Um Leitor has read 7 books toward their goal of 20 books.
hide

O Leitor está a ler

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links úteis

Livros no "Público" Livros no "Observador"https://www.publico.pt/livros