Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Leituras de Janeiro

01.02.23

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de as minhas

Dia de fazer um resumo das leituras de janeiro aqui no Ministério.

Não posso dizer que não foi um bom início de ano. Foram cinco leituras concluídas no total, cinco livros bastante diferentes.

Começo pela última leitura que ainda não registei sequer aqui no blog porque a conclui ontem já no final do dia. Trata-se de um audiolivro, no caso “Dar e Receber” de Adam Grant.

“Dar e Receber” é o primeiro livro de Adam Grant. Data de 2013 e procura demonstrar como no geral e no mundo empresarial / financeiro em particular os doadores, ou seja, os que dão, ajudam os que os rodeiam tem maiores probabilidades de sucesso do que os “takers”, os que são egoístas e apenas pensam no seu umbigo. Excelente livro com uma teoria em que acredito bastante (comentário completo aqui no blog nos próximos dias.

“Caras Baratas” de Adília Lopes. Livro de poesia que abriu o ano de leituras. Adília Lopes é sempre Adília Lopes, mas já li melhor. Leitura agradável, com pequenos picos a espaços.

“Vida Mortal e Imortal da Rapariga de Milão” de Domenico Starnone. Uma excelente descoberta. Um livro prazeroso que facilmente fica na nossa memória. É fácil imaginar as personagens na nossa mente bem depois de concluído o livro.

“O Mundo Pelos Olhos da Língua” de Manuel Monteiro. Um livor que nos permite uma aprendizagem da primeira à última página sobre a nossa língua e mesmo um pouco para além dela. Grande capacidade de escrita do autor, um instrumento indispensável para quem quer escrever e falar melhor. Excelente.

“Terrinhas” de Catarina Gomes. Um livro que me trouxe de volta muitas memórias. Extremamente bem escrito. Conforme escrevi no meu comentário aquando da leitura "não sei quantas leituras vou fazer este ano, mas já sei que “Terrinhas” vai constar entre as melhores. Um verdadeiro prazer percorrer e viver as páginas deste livro!”.

Apesar de algumas limitações de tempo (e também de disponibilidade mental) o ano de leituras arrancou bem. Vamos esperar que se mantenha assim! Os comentários detalhados sobre cada livro podem ser encontrados no blog.