Leitura - "Os Livros que Devoraram o meu Pai" de Afonso Cruz
Mais sobre o livro aqui
À terceira foi de vez. Depois de ter lido dois (excelentes) livros de Afonso Cruz fora do campo da ficção, chegou a vez de ler “o outro lado”.
Apesar de ter vários livros do autor nas estantes, a escolha deste “Os Livros que Devoraram o meu Pai” aconteceu por recomendação da leitora cá de casa, já que foi um livro altamente apreciado. Tendo concluído a leitura percebo o nível de apreço e a recomendação.
A leitura de “Jalan Jalan” e de “O Vício dos Livros” foram duas excelentes experiências e não deixaram grandes dúvidas de que, seja qual for o livro escolhido, Afonso Cruz é um autor para apreciar. “Os Livros que Devoraram o meu Pai” acabou por confirmar isso mesmo.
Trata-se de um pequeno livro extremamente bem escrito e com grande capacidade criativa, a que se junta o facto de ser um livro também sobre livros, que liga livros, que desconstrói livros e personagens, numa ligação muito bem conseguida. É um livro sobre livros para quem gosta de livros.
É um livro para ser devorado. Um livro com uma história esculpida a partir de outros livros é, por si só, um manjar dos deuses para um leitor! Pequeno livro, grande leitura.