Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Leitura - “Olive Kitteridge” de Elizabeth Strout

14.01.21

Cream and Brown Illustration Social Science Class

Mais sobre o livro aqui

Tomei conhecimento deste livro quando o apresentei como novidade no blog em julho. Na circunstância, fiquei curioso, mas não o suficiente para o identificar como uma leitura obrigatória.

Apesar disso, acedi de bom grado ao desafio do PNL 2027 quando definiu “Olive Kitteridge” como a leitura do mês de janeiro. E em boa hora o fiz.

Há quem não goste de ver retratado nos livros a forma crua da vida terrena, sem floreados, porque isso lembra demasiado o real do qual se querem afastar quando leem. Eu, pelo contrário, aprecio bastante livros e autores que fazem isso mesmo, que constroem as suas histórias com base nos sentimentos e caraterísticas de pessoas que parecem reais. Olive Kitteridge é o resultado disso mesmo.

O livro resulta de um conjunto de histórias, onde Olive por vezes não aparece enquanto personagem, mas onde existe sempre um elo de ligação a ela, no melhor e no pior dos sentimentos.

Olive é-nos apresentada como uma personagem crua, fria, pouco sociável, e ao longo do livro observamos uma transformação, umas vezes mais clara no do que noutras, imposta pelas vicissitudes da vida, mas muito credível. A Olive do final do livro é uma personagem que fez um percurso difícil, que aprendeu com ele, que se adaptou, de vacilou, que superou, que pensou em desistir. Não é um conto de fadas é uma história de sentimentos que podia ser de uma pessoa comum, e, na minha opinião, é extremamente difícil dar esta dimensão a um personagem num livro.

Por fim, diria que é um livro que nos convida a olhar para o nosso próprio percurso e tentar perceber que, até certo ponto, todos somos, ou podemos ser, Olive.

Última nota para referenciar uma excelente tradução de Tânia Ganho.

Uma excelente leitura, uma agradável surpresa, uma boa recomendação.

4 comentários

Comentar post