Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Leitura - "O Mago do Kremlin" de Giuliano da Empoli

07.12.22

Cópia de Uma das últimas compras.jpg

Mais sobre o livro aqui

Li várias críticas sobre este livro antes de o ler, todas boas. Depois o livro ganhou em França o “Grand Prix du Roman de l’Académie française” e foi finalista do “Prémio Goncout”. A expetativa não podia estar mais alta, e al contrário do que por vezes acontece, correspondeu na integra.

Giuliano da Empoli confessa que tinha pensado escreve um ensaio ou mesmo uma biografia sobre o homem que serve de inspiração ao personagem principal e que foi o arquiteto real do poder de Putin, Vladislav Surkov, mas optou por romancear a informação que conhecia em vez de a apresentar de forma real, podendo dessa forma também preencher espaços em branco com imaginação e criatividade.

Um aspeto curioso é o facto de às tantas não ser possível ao leitor distinguir entre o que poderá ser realidade e que poderá ser ficcionado. Em todo o caso, é assustador perceber como se pode construir um império com base em embustes e mentiras.

Um romance que nos diz mais sobre a Rússia do que alguns livros de especialistas. E também sobre o poder e a irracionalidade que o rodeia. Muito bem escrito e argumentado (quando é necessário).

Percebo agora todo o burburinho à volta do livro. Perfeitamente justificado. Uma das melhores leituras deste ano. Indiscutivelmente recomendado.