Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Leitura - "O Fio da Navalha" de William Somerset Maugham

01.12.20

tgtyh778.png

Conclui no fim de semana a leitura do mês no Clube de Leitura do PNL2027 – “O Fio da Navalha” de William Somerset Maugham.

Até realizar esta leitura, devo confessar, o livro era para mim praticamente desconhecido, embora o autor não o fosse totalmente. De qualquer forma, e como venho fazendo nos últimos meses no Clube de Leitura, acedi sem qualquer questão ao desafio.

A primeira coisa que posso dizer é que o livro foi uma agradável surpresa, pela escrita, pelo enredo e pelos personagens, em particular Larry que é protagonista maior na sua busca existencialista após um episódio marcante na I Guerra Mundial.

Os diversos personagens pretendem representar os diversos valores sociais da época (que em muitos aspetos podiam ser os de hoje) e a forma com estes se confrontam e coexistem. Larry é a antítese da normalidade no sentido em que representa a procura de respostas na existência espiritual numa sociedade marcada pelo materialismo e status social.

O autor articula com muita mestria todos os ingredientes para dar ao leitor um romance, ou como ele próprio escreve, uma espécie de romance porque não sabe o que lhe chamar, de grande qualidade.

Um pormenor curioso: não sei se o autor ao escrever já tinha essa ideia, mas em muitos momento tive a sensação de estar também a ler um guião para um filme. Talvez não tenha sido por acaso, até porque a obra já foi adaptada para cinema por duas vezes.

Em resumo, para este leitor foi (mais) uma descoberta muito interessante, uma leitura extremamente agradável, que, por conseguinte, se considera altamente recomendável a todos os títulos.