Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Leitura - "Autobiografia" de José Luís Peixoto

27.08.19

asdd.jpg

Mais sobre o livro aqui

Adoro livros de uma forma generalizada, não é uma novidade e é essa a razão de existir deste blog, mas ainda assim, para mim não deixa de haver livros e LIVROS.

Autobiografia é um LIVRO. Não sei porquê, mas já tinha essa ideia, ou sensação, como queiram chamar-lhe, e ao fim de 10 páginas essa sensação é uma realidade.

Para alguém que sonha escrever este livro é equivalente a (perdoem-me a analogia futebolística) um jogador da 3ª divisão a ver o Ronaldo ou o Messi a fazerem um “hat-trick” numa final da Champions. É qualquer coisa de inatingível.

Sejamos francos: não será provavelmente um livro de opinião unanime e, acredito, que a maioria dos leitores vá para os extremos. Ou se gosta, ou não se gosta. Eu fui para o lado do gosto, muito, e acredito que a maioria também irá.

Peixoto faz malabarismos com as palavras, com a história e com as personagens de uma forma que, eu diria, é brilhante, mais ainda quanto coloca Saramago no centro do enredo. Peixoto faz de forma natural com as palavras aquilo que muitos tentam, de forma forçada, artificial. É quase como se nos permitisse degostar as palavras.

Não vou entrar aqui em detalhes e ser spoiler. Sabendo o quanto o que vou dizer pode ser injusto, arrisco dizer que se só puderem ler um romance de um autor português este ano, leiam este. O melhor livro de ficção que li nos últimos tempos. De longe.

5Estrelas.png

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Nuno Coelho 28.08.2019

    Acredito que será uma leitura recompensadora :)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.