Leitura - "A Religião dos Livros" de Carlos Maria Bobone
Mais sobre o livro aqui
Já tinha passado pelo livro, mas ainda não lhe tinha dado a devida importância. Só quando vi Ricardo Araújo Pereira falar sobre ele no “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer” é que o considerei devidamente.
Para alguém que gosta de livros qualquer livro que fale sobre livros e o seu mundo é um livro impossível de não gostar, logo é impossível não gostar deste (a palavra livro aparece muitas vezes repetida nesta frase, mas não faz mal, nunca é demais).
Em “A Religião dos Livros” o seu autor, Carlos Maria Bobone leva-nos pelo mundo dos alfarrabistas, das livrarias e dos livreiros. Não sei se é um mundo mágico, mas é pelo menos um mundo tremendamente interessante para qualquer pessoa que ame os livros.
Através das quase 100 páginas deste pequeno livro o autor dá-nos informação, conhecimento, contexto, opinião e até partilha alguns pequenos segredos do mundo dos livros, em particular daquele que existe para lá das grandes cadeias de livrarias.
Trata-se efetivamente de um pequeno livro pleno de conteúdo construído com uma linguagem cuidada que apenas ajuda a dar-lhe ainda mais relevância.
Se tivesse de descrever este livro numa única palavra diria delicioso. Um manjar sobre o mundo dos livros para os seus amantes. Não tenho religião, mas se tivesse seria a dos livros certamente.
