Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

29
Jul19

Leitura - "A Passagem" de Horácio N. Medina

asdsd.jpg

 

Li quase de uma assentada e terminei ontem o livro de poesia “A Passagem” de Horácio N. Medina, que me foi gentilmente enviado pelo autor.

Confesso com toda a honestidade que fiquei surpreendido quando fui abordado para receber, ler e fazer uma review, ou comentário, como preferirmos chamar-lhe, a este livro, desde logo por se tratar de uma situação nova para mim.

Acedi a fazê-lo por duas razões: primeiro porque acho que é de valorizar um autor que procura dar a conhecer o seu trabalho sem receio da crítica e por outro porque me deu a oportunidade de ler um livro de poesia.

A minha relação com a poesia é complexa: sempre me vi como um “pseudo-criador” amador de poesia (para mim, apenas, embora como o autor também tenha participado nos volumes de poesia da Chiado Editores “Entre o Sono e o Sonho”), e não tanto como um consumidor.

Ler poesia é para mim um exercício difícil porque tenho dificuldade em concentrar-me no que estou a ler sem tentar descascar as camadas de cada ver. Tenho para mim a ideia que ler os poemas escritos por alguém é ler uma parte da sua alma, porque em nenhum outro género o autor coloca tanto de si num texto como na poesia.

O próprio autor tem, acredito eu, mais ou menos o mesmo o mesmo entendimento. Num nos poemas do livro podemos ler o seguinte:

Porque escrevo não sei.

Que deverei saber eu da minha literatura?

E os que leem, que deverão saber eles de mim?

Ler é encher a lama

Escrever é a libertação

Estas cinco linhas são para mim o resumo perfeito do meu entendimento da poesia e agradou-me encontra-los no livro. São como luz que brilha mais no meio de todos os outros poemas.

Ler este livro de Horácio N. Medina é, acredito, olhar para o seu interior através de linhas que para ele fazem todo o sentido e que o leitor pode tentar interpretar, na pessoa do autor ou na sua própria visão.

O meu compromisso com o autor foi o de fazer uma critica honesta, por isso, com toda a honestidade, registo foi uma leitura muito interessante. É um livro que cada um pode ler à sua maneira. É essa a beleza da poesia. É o que nós quisermos que ela seja.

Um Leitor

foto do autor

Livros de 2019

2019 Reading Challenge

2019 Reading Challenge
Um Leitor has read 0 books toward their goal of 25 books.
hide

O Leitor está a ler

O Leitor também está a ler

Parcerias

Ministério dos Livros no Instagram

Email do Blog

blogministeriodoslivros@gmail.com

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D