Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Leitura - "A Ordem" de Daniel Silva

16.09.21

Cópia de Uma das últimas compras (24).png

Mais sobre o livro aqui

Andava a adiar a leitura deste livro da mesma forma que se adia a ingestão do último pedaço da nossa sobremesa favorita. “A Ordem” é o último livro da saga de Gabriel Allon (já traduzido) que me faltava ler.

Daniel Silva é, já aqui o escrevi anteriormente em várias ocasiões, o mesmo escritor favorito, no sentido em que é o escritor que mais li e sempre com um nível de qualidade altíssimo dentro do seu género literário.

Como muitos outros autores Daniel Silva encontrou uma fórmula: tem um conjunto vasto de ingredientes com os quais trabalha e um ingrediente especial (Allon). Em cada livro cria uma “receita” onde junta ao ingrediente especial outros ingredientes, às vezes todos, outras vezes parte, mas o resultado é sempre um prato delicioso.

Quem já leu os livros anteriores sabe que os níveis de intensidade da ação variam de livro para livro. Sem pretender ser spoiler, arrisco dizer que “A Ordem” será provavelmente o livro mais leve de toda a saga, mas nem por isso perde qualidade, coisa que diz muito da qualidade do autor.

Neste livro o nosso personagem principal goza de uma liberdade que é talvez única, e é onde, apesar de toda a envolvência da ação, o autor o aproxima mais de uma pessoa normal. Apesar disso Gabriel Allon vai estar mais uma vez no centro da ação de mais um momento histórico.

Qualquer livro é um bom livro para se iniciar no mundo do grande espião israelita. Como refere acima, se escolher este, saiba que é fiel aos demais na qualidade não o é no volume de ação. Não é uma crítica é apenas uma nota, porque se ainda não leu, eu acho que deveria ler. Daniel Silva é simplesmente um autor brilhante e Gabriel Allon uma personagem inesquecível.

3 comentários

Comentar post