Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

19
Mar18

Histórias com Livros - "Vou ser pai"... no dia do Pai...

250x2.jpg

 

Hoje é dia do pai. É um dia como os outros, onde serei tão pai como em qualquer outro. Mas, apesar disso, é um dia em que se houve mais a palavra e, talvez por isso, o meu arquivo mental faz questão de me passar algumas imagens, essencialmente do dia em que me tornei pai.

O dia do pai tem dois períodos distintos. O antes e o depois de se ser pai. O antes é aquele dia, sem qualquer desprimor, de fazer um desenho, uma brincadeira para dar ao pai quando somos jovens e mais tarde de oferecer qualquer coisa ao “velho”. O depois de ser pai é aquele dia em que nos lembramos do momento em que se consumou uma das decisões mais importantes das nossas vidas (pelo menos é essa a forma como eu a vejo).

Eu podia escrever aqui que ser pai nos torna diferentes. Não escrevo porque não sei se torna toda a gente. Sei apenas que mim me tornou. Não é uma questão de lamechice, mas lembro-me perfeitamente do momento em que explodiu qualquer coisa dentro do meu cérebro (e não foi no exato momento do nascimento do meu filho, foi um dia mais tarde) e a minha vida ganhou uma dimensão diferente. É aquele momento em que percebemos que agora as coisas vão ser diferentes: acabámos de trazer ao mundo um ser que temos a responsabilidade de criar, educar e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para formar um ser humano no sentido mais lato da palavra.

Ainda hoje não sei se estou à altura do papel (tenho momentos em que acho que não) mas não há dia em que não pense e não tente fazer alguma coisa melhor e diferente para conseguir ser um melhor pai.

Tenho para mim que ser pai não se ensina, mas aprende-se. E eu sou um tipo que gosta de aprender, e, embora não tenha procurado informação em demasia (porque pode ser contraproducente), depois de ouvir o Dr. Mário Cordeiro no programa PRIMO da Rádio Comercial decidi comprar este livro. E em boa hora o fiz.

Trata-se de um excelente manual para um pai de primeira viagem. Simples, direto, descomplicado e, acima de tudo, prático. Acima de tudo aprendi a descomplicar alguma ideias e a ganhar mais alguma consciência de que não há apenas uma forma de fazer as coisas, e que em muitos casos o instinto é o melhor conselheiro.

Se pensar bem, este terá sido um dos livros mais úteis que li nos últimos anos. Foi e continua a ser útil. Não fez de mim melhor pai, mas ajudou a preencher os espaços do não sei o que fazer.

Neste dia do pai fica o livro que ainda hoje me ajuda a sê-lo.

 

Sinopse:

Escrito pela mão do consagrado pediatra Mário Cordeiro, este livro aborda os temas mais importantes - do ponto de vista do médico, mas sobretudo também do pai - com exemplos, histórias e factos. Das primeiras consultas e exames da gravidez, passando pela vivência física, psicológica e prática, mês após mês, até ao trabalho de parto e ao nascimento do bebé, não esquecendo os direitos dos pais, teremos espaço para abordar o papel do homem na sociedade atual, a masculinidade e o que uma criança representa na vida de um homem.

2 comentários

Comentar post

Um Leitor

foto do autor

Livros de 2019

2019 Reading Challenge

2019 Reading Challenge
Um Leitor has read 0 books toward their goal of 25 books.
hide

O Leitor está a ler

O Leitor também está a ler

Parcerias

Ministério dos Livros no Instagram

Email do Blog

blogministeriodoslivros@gmail.com

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D