Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

21
Ago18

Histórias com Livros - "DarkMarket" de Misha Glenny

DarkMarket.jpg

 

Há livros que lemos que nos deixam de cabelos em pé. Histórias de crime ou de terror que nos levam a ir dormir a olhar por cima do ombro, mas que são apenas ficção.

Depois há outros, como este que nos deixam de cabelos em pé por outras razões: porque somos confrontados com toda uma realidade que não conhecemos, mas que acontece mesmo debaixo dos nossos narizes, e, onde podemos ser envolvidos a qualquer momento.

Não sou o total leigo no que diz respeito a conhecimento sobre o submundo da internet e em particular aquele que está relacionado com transações e fraude associada a cartões de crédito e afins, mas este livro dá-nos toda uma outra dimensão da coisa, regra geral desconhecida do comum mortal.

Lembro-me de que quando li o livro (há uns dois anos atrás) fiquei boquiaberto com algumas das realidades descritas pelo autor. Coisas saídas de filmes, mas muito reais. É um daqueles livros que às tantas já não sabemos bem se aquilo que o autor nos está a contar é verdade ou boa ficção.

Sem que tivesse noção disso quando o li, este livro acabou por me vir a ser muito útil (por razões dentro da legalidade, note-se) algum tempo mais tarde.

“Darkmarket” de é um livro que aconselho a todos os que tem curiosidade sobre o lado negro da internet e ao mesmo tempo gostam de ter informação que os ajuda a evitar serem apanhados nela.

 

Sinopse:

Parte das nossas vidas é vivida online - o banco, as compras, o trabalho, os encontros amorosos -, mas será que nos tornámos complacentes? Partilhamos a informação pessoal, os nossos pensamentos e movimentos com um ecrã sem rosto, sem ter qualquer ideia do que se encontra para lá dele. DarkMarket mostra a verdade chocante sobre o que se esconde por trás do computador: uma rede criminosa secreta que invade a nossa privacidade e ameaça a nossa segurança diariamente. Glenny acompanha o percurso dos principais protagonistas - os criminosos, os especialistas em segurança internacional, a polícia, os viciados em crack, a família real saudita e, sobretudo, as vítimas - revelando a escala real desta nova ameaça global. O resultado é um livro que não vai conseguir parar de ler. DarkMarket é um livro absorvente que apresenta uma investigação exemplar. Obrigatório para qualquer pessoa que utilize um computador: o livro essencial para qualquer pessoa que queira compreender o mundo em que vivemos. “Não irá conseguir parar de ler […] Este é um livro fascinante, com uma investigação excelente.”Sunday Times “Uma narrativa extremamente interessante e inteligente, que mantém o suspense até à última página.”Wall Street Journal

Um Leitor

foto do autor

Livros de 2018

2018 Reading Challenge

2018 Reading Challenge
Um Leitor has read 7 books toward their goal of 20 books.
hide

O Leitor está a ler

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links úteis

Livros no "Público" Livros no "Observador"https://www.publico.pt/livros