Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Filmes & Livros: "O Círculo"

07.07.18

250x.jpg

 

No último fim de semana a escolha de cinema recaiu sobre o filme “O Circulo”, baseado na obra com o mesmo nome de Dave Eggers.

Já sabia que o filme não tinha tido grande recetividade junto do público, no entanto, apesar de não ser uma obra de grande impacto (mesmo contando com grande Tom Hanks), o filme serve um propósito importante: alertar para um futuro completamente dominado pelas novas tecnologias e pelas redes sociais levadas ao limite com a eliminação total do conceito de privacidade, mas ao mesmo tempo passar uma mensagem sobre a lado positivo da monitorização permanente, por exemplo ao nível da saúde.

No fundo estamos perante uma linha muito ténue entre o lado bom e o lado negro daquilo que as novas tecnologias associadas à redes sociais permitem. Mas é um dilema que vai assaltando cada vez mais o mundo real.

Acima de tudo acabei por ficar com curiosidade em ler o livro, porque acredito será (como normalmente acontece) melhor do que o filme, com o interesse adicional de se tratar de um tema que me interessa muito num sentido quase estranho, uma mistura entre medo, curiosidade, interesse e repulsa.

 

Sinopse:

No dia em que Mae Holland é contratada para trabalhar no Círculo, a empresa de internet mais influente do mundo, sabe que lhe concederam a oportunidade da sua vida. Através de um inovador sistema operativo, o Círculo unifica endereços de e-mail, perfis de redes sociais, transações bancárias e códigos de utilizador, construindo uma identidade virtual única no sentido da criação de uma nova era de transparência. Mae Holland entusiasma-se com a atividade da empresa, os amplos espaços para o desenho, as cafetarias envidraçadas e as acolhedoras instalações do campus. Todos os dias se organizam festas, concertos ao ar livre e, claro, atividades desportivas. E há diversos géneros de clubes e acesso a um aquário de peixes exóticos. Mae sente-se feliz por participar num turbilhão que parece fazer parte do centro do mundo, apesar de se distanciar cada vez mais da sua vida fora do campus. Mas o que começa como uma fascinante história de ambição profissional e idealismo depressa se transforma num romance de suspense que coloca algumas das mais candentes questões da atualidade: o papel da memória, o passado, a privacidade, a democracia e os limites do conhecimento.

 

O trailer do filme