Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Desafio de Leitura Goodreads

27.09.21

Cópia de MINISTÉRIO dos LIVROS (38).png

De há vários anos a esta parte que alinho anualmente no desafio do Goodreads para identificar o número de livros que pretendo ler.

Este ano, diz-me o Goodreads, já levo 41 leituras, mais uma do que tinha estabelecido para o ano inteiro.

Não acredito nas leituras ao kg nem ao metro, nem sou obcecado por ler X ou Y número de livros. Sou um viciado da leitura e procuro ler o mais que posso porque isso me faz sentir bem, tão só.

Apesar do que refiro acima, gosto de definir um objetivo, que me pareça razoável, nem muito alto nem muito baixo. Não coloco a fasquia em níveis que sei que não vou alcançar, nem demasiado baixo para estar feito ao fim de dois meses.

A razão pela qual defino este objetivo é a mesma que está subjacente a outros, como correr 3 a 4 vezes por semana, como concretizar um X número de tarefas que defino para um dia, como não beber mais de X cafés por dia, ou como beber X litros de água (este normalmente não cumpro): ajuda-me a ter uma linha de orientação e ajuda-me na minha organização. Funciona para mim, pode não funcionar para outras pessoas.

Este ano quando defini como objetivo ler 40 livros, fi-lo tendo presente algumas circunstâncias que poderiam fazer diminuir o tempo disponível para a leitura. Felizmente, embora tenham ocorrido, fui conseguindo manter intacto o tempo dedicado à leitura e por isso tenha conseguido ler razoavelmente, e acima de tudo, e mais importante, tenho conseguido ler praticamente só livros que me souberam muito bem, seja na ficção, seja na não ficção. Mais do que ter lido 40 livros até agora, li um excelente lote de bons livros.

4 comentários

Comentar post