Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

02
Mar18

Compras: "Ministério da Felicidade Suprema" e “Rumo a Casa”

Conforme já aqui escrevi anteriormente cá em casa não se compram livros para um mas sim livros para todo o agregado. Atendendo a que há gostos partilhados, mas também outros que são distintos, há compras que são mais para um dos elementos, outras mais para o outro.

Assim, as duas compras abaixo destinam-se preferencialmente ao outro elemento do agregado, e digo preferencialmente porque, atendendo aos livros em causa, é possível que também venha a ler algum deles num futuro próximo.

O primeiro é um livro que dispensa grandes apresentações: “O Ministério da Felicidade Suprema” de Arundhati Roy. A autora ganhou em 1997 o Man Booker Prize com o livro “O Deus das Pequenas Coisas” e vinte anos depois regressa com um novo livro, que acabou por ser considerado quase unanimemente como um dos melhores de 2017 e foi inclusive selecionado na long list para o Man Booker Prize de 2017.

 

sdddd.jpg

Sinopse
 

Num cemitério da cidade, Anjum desenrola um tapete persa puído entre duas campas. Num passeio de betão surge um bebé, como que do nada, num leito de lixo. Num vale coberto de neve, um pai escreve à filha de cinco anos, falando-lhe do número de pessoas que estiveram presentes no seu funeral.
Num apartamento, sob o olhar atento de uma pequena coruja, uma mulher solitária alimenta uma osga até à morte. E, na Jannat Guest House, duas pessoas dormem abraçadas como se tivessem acabado de se conhecer.
Uma viagem íntima pelo subcontinente indiano, desde os bairros superlotados da Velha Deli e os centros comerciais reluzentes da nova metrópole às montanhas e os vales de Caxemira, com um elenco glorioso de personagens inesquecíveis, apanhadas pela maré da História, todas elas em busca de um porto seguro. Contada num sussurro, num grito, com lágrimas e gargalhadas, é uma história de amor e ao mesmo tempo uma provocação. Os seus heróis, presentes e defuntos, humanos e animais, são almas que o mundo quebrou e que o amor curou. E, por este motivo, nunca se renderão.
Vinte anos após o enorme sucesso de O Deus das Pequenas Coisas surge o tão aguardado segundo romance da inigualável Arundhati Roy.

 #

O segundo livro, “Rumo a Casa”, é menos conhecido, mas igualmente prometedor. Trata-se do primeiro livro de uma ainda jovem autora americana, Yaa Gyasi. Em 2017 ganhou John Leonard Award, prémio para o melhor primeiro livro no âmbito do National Book Critics Circle Award.

 

250x.jpg

Sinopse

 

Effia e Esi, filhas do mesmo pai, nasceram em aldeias diferentes do Gana do século XVIII. Effia casa com um inglês e vive confortavelmente no Castelo da Costa do Cabo. Já Esi, sem que Effia saiba, vê-se aprisionada nas masmorras do mesmo castelo, vendida como escrava e enviada para a América. O Regresso retrata magistralmente o suceder de gerações a partir de Esi e Effia, no Gana e nos Estados Unidos da América.

As duas descendências, com os seus episódios íntimos, belos e dramáticos, mostram-nos a história da escravatura e da cultura afro-americana nos continentes africano e americano até à atualidade, lado a lado num fio que se poderá unir. Esta estreia literária de Yaa Gyasi, nascida em 1989, arrebatou a crítica e os leitores, tornando a autora numa das vozes mais promissoras da literatura norte-americana.

 

Um Leitor

foto do autor

Livros de 2019

2019 Reading Challenge

2019 Reading Challenge
Um Leitor has read 0 books toward their goal of 25 books.
hide

O Leitor está a ler

O Leitor também está a ler

Parcerias

Ministério dos Livros no Instagram

Email do Blog

blogministeriodoslivros@gmail.com

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D