BIOtecas
Por vezes acontece-me chegar às notícias, ou às novidades, já com algum atraso, no entanto se for algo que considero importante não deixo de referir aqui.
É esse o caso das BIOtecas um projeto do qual só recentemente tomei conhecimento, mas que faz todo o sentido referir aqui.
Trata-se de um projeto de caráter público iniciado e dinamizado pelas Bibliotecas Municipais de Valongo cujo objetivo último passa por “preservar o meio ambiente, sensibilizar e alertar para a importância da conservação da biodiversidade”.
E o que é exatamente uma BIOteca? Socorro-me aqui definição que podemos encontrar no site da Câmara de Valongo.
“Estrutura em madeira com dupla função: ser um pequeno repositório de livros à disposição do/a cidadão/ã na modalidade de troca e/ou oferta e ter um telhado verde ou floreiras munidas de espécies vegetativas que ajudem à polinização das plantas através das abelhas, borboletas, bem como outros insetos voadores que contribuem para a sobrevivência de todo um ecossistema.”
As BIOtecas ficam situadas nos jardins e parques do concelho de Valongo, e, de acordo com o que consegui apurar tem sido um sucesso. O mote é "leve um livro e deixe outro". Desta forma as pessoas podem usufruir da leitura dos livros disponíveis gratuitamente, no jardim ou em casa.
Uma iniciativa de se tirar o chapéu!