Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Audiolivro - "Os Anjos Bons da Nossa Natureza" de Steven Pinker

21.07.21

Uma das últimas compras (23).png

Mais sobre o livro aqui

Sem muitos rodeios, a primeira a nota a registar sobre este livro é simples: deve fazer parte da categoria dos livros obrigatórios para qualquer pessoa que se interesse pelo mundo em que vive e pela natureza humana.

Há uns anos atrás Bill Gates disse deste livro que teria sido o livro mais importante que tinha lido na vida. Depois de o ouvir / ler sou perfeitamente capaz de perceber o porquê de tal afirmação.

Trata-se de uma obra sobre violência ao longo da história, mas acima de tudo sobre a sua relação com a condição e evolução humanas. Steven Pinker fez um trabalho absolutamente brilhante de pesquisa, organização e explicação de séculos de violência ao longo da evolução do Homem, nos mais variados espectros e dimensões. A conclusão? Por muito que isso nos pareça estranho a violência dos nossos dias é, em comparação, muito inferior à que teve lugar no passado, e não é preciso recuar muito.

Steven Pinker leva-nos por uma viagem que nos demonstra com toda a clareza que afinal os tempos que vivemos podem der vistos como um copo meio cheio, muito mais do que um copo meio vazio. Podemos argumentar que com tudo o que sabemos hoje talvez pudéssemos estar melhor, mas é preciso fazer a viagem com o autor para compreender que o percurso foi logo.

Uma nota minha para registar que a religião e a ignorância são dois dos fatores que ainda hoje potenciam uma grande parte da violência que conhecemos. E pensar como teria sido o mundo com menos metade do peso que ambas tiverem nos últimos (não é preciso mais), quinhentos anos.

Lido, ou ouvido este é um livro, repito, obrigatório. Uma obra de referência e um livro de calibre superior. Vale cada minuto e cada página. Um dos meus livros favoritos dos últimos anos.

(Nota: este livro foi ouvido e lido mais ou menos na proporção de 75% - 25%).