Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Audiolivro - "Deep Work" de Cal Newport

19.01.22

Cópia de Cópia de Uma das últimas compras (21).

Mais sobre o livro aqui

“Deep Work” é mais um livro (e isto não é um ponto negativo) que entra para a categoria de obras com informação e conhecimento muito relevantes para a melhoria da forma como pensamos, trabalhamos, e, em última instância, vivemos.

Não sei que acontece comummente com outras pessoas, ou se essas pessoas fazem um exercício de introspeção frequente de forma a obter tal resultado, mas no meu caso, sinto que cada vez me é mais difícil fazer aquilo que neste livro é entendido como “Deep Wok”, ou seja, trabalho focado, concentrado, livro de distrações e, por consequência altamente produtivo.

Muitos vezes parece que o dia é vivido pela rama, num constante apagar de fogos, acudir a ocorrências menores, responder permanentemente a emails, e o tempo para pensar e refletir até sobre o que fazemos é escasso, ou mesmo inexistente.

Eu assumo que sinto falta de tempo para pensar e refletir, e este livro constitui uma boa ajuda para quem procura não apenas uma solução, mas uma solução adaptada para conseguir realizar “Dep Work”, independentemente da sua realidade.

Um dos pontos objeto de atenção é a internet e as redes sociais enquanto fatores perturbadores da concentração e da canalização da atenção para o que interessa. Só por esta parte do livro por si só já vela a pena a leitura. É uma fotografia perfeita da (má) realidade que temos hoje.

Tomei as minhas notas, sei que voltarei ao livro para rever alguns pontos e vou fazer por aplicar a receita que mais se adaptar à minha realidade. Tudo porque me revejo muito das ideias do autor e na necessidade urgente de parar par refletir para conseguir produzir não mais trabalho, mas mais qualidade.

Recomendo vivamente a quem padeça de uma realidade em que sinta a mesma necessidade que descrevo acima.