Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

As Sugestões de Natal do Ministério

05.12.22

 

1.png

Como já vem sendo hábito chegou o momento de deixar as sugestões livrescas de Natal do Ministério dos Livros.

Hoje ficam as sugestões para os graúdos, amanhã as sugestões para os miúdos com o apoio do pequeno leitor cá de casa.

Para os graúdos a seleção de 14 livros inclui essencialmente as minhas leituras preferidas de 2022, às quais não podia deixar de acrescentar um dos meus livros favoritos de sempre, “O Ensaio Sobre a Cegueira” em ano de centenário de José Saramago.

Espero que a lista possa servir de inspiração para presentes e para consumo próprio. Podem encontrar mais sobre cada livro clicando na respetiva imagem.

2.png

"O Mago do Kremlin". Leitura que estou mesmo, mesmo a terminar e que recomendo vivamente. Fica-se a saber mais sobre a Rússia de Putin neste romance do que em muitos livros técnicos sobre o tema.

3.png

“Como o Mundo Realmente Funciona”. Um livro por demais já referido aqui no blog. Dos melhores livros que li nos últimos anos. Um banho de realidade. Obrigatório.

4.png

“Ensaio sobre a Cegueira”. Um dos meus livros preferidos, de sempre. Em ano de centenário é uma homenagem e um convite a descobrir este grande livro.

5.png

“O País dos Outros”. Outra grande história lida este ano. Uma escrita perfumada e uma história muito bem conseguida.  

6.png

“Apontar é Feio”. Dizer grandes verdades como se fossem uma graça, é o que este livro de Joana Marques nos dá. Muito tiro no alvo. A brincar para levar a sério.   

7.png

“Rainha Vermelha”. A leitura deste ano foi o terceiro da trilogia, “Rui Branco”, que começa com esta “Rainha Vermelha”. Do melhor que li nos últimos anos. Leia este e vai ter de completar a trilogia.    

8.png

“A Religião dos Livros”. Pequeno livro que compensa pela grande qualidade. Leitura obrigatória para quem respira livros e ama livrarias.     

9.png

“Contra Mim”. Provavelmente o livro que mais me surpreendeu este ano. Biografia poderosa de Valter Hugo Mãe que não deixa nenhum leitor indiferente.      

10.png

“A Violoncelista”. Qualquer lista do Ministério tem de ter um livro de Daniel Silva. É obrigatório. Este leva-nos também, ficcionadamente, até ao mundo do atual “Czar da Rússia”.       

11.png

“Falar Com Desconhecidos”. Mais um livro de um dos meus autores favoritos. Um convite para ver o mundo e a história por uma perspetiva que muitas vezes nos escapa.

12.png

"Explicar os Humanos". O mundo que muitas vezes nos escapa pelos olhos de alguém tão improvável, mas ao mesmo tempo tão perspicaz. Para aprender sobre ciência e sobre nós, Humanos.

13.png

“Estranha Profecia e Outros Textos”. Provavelmente o livro mais curioso que li este ano. Com textos para todos os gostos, entre a escrita literária e jornalística, permite ficar a conhecer melhor a realidade da primeira década do século XIX.

14.png

“Exercícios Para Um Cérebro Mais Inteligente”. Um livro que nos convida a exercitar o músculo mais importante, o cérebro. Muito interessante para ler / utilizar em família. Especialmente se gostarem de desafios.

15.png

“O Mundo de Sofia”. Outro dos meus livros favoritos de sempre. Um cartão de entrada no mundo do pensamento e das ideias. Uma excelente prenda para adolescente e jovens adultos que tenham pelos peno o bichinho da curiosidade.

Se alguma destas sugestões lhe interessar, saiba que hoje há descontos entre 20% e 50% na Bertrand (link na imagem). 

 

Em www.bertrand.pt