Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

As melhores leituras do Ministério dos Livro em 2019

07.01.20

MELHORES.png

Atrasei a redação deste post devido a uma dificuldade de escolha. A razão é simples, pelo menos para mim e no quadro da minha experiência: quantos mais livros leio mais difícil é escolher os melhores, especialmente quando a esmagadora maioria tinha muita qualidade. Salvo raras exceções, gostei bastante de praticamente todos os livros que li em 2019.

Assim, e embora a votação interna que teve lugar dentro do meu ser tenha sido muito renhida a minha escolha vai para os seguintes livros:

00tyuj.jpg

No campo da ficção a escolha vai para “Autobiografia” de José Luís Peixoto. Um livro muito bem conseguido em escrita e em enredo. Foi o livro que me disse mais de todas as obras de ficção que li. Se tivesse de eleger um segundo classificado provavelmente elegeria “A Sociedade de Sonhadores Involuntários” de José Eduardo Agualusa.

001gh.jpg

sdsddsd0.jpg

Já no campo da não ficção, em boa verdade, não consegui escolher apenas um livro e por isso tenho dois: “O Corpo – um guia para ocupantes”, de Bill Bryson, que foi a minha última leitura do ano, e “Factfulness” de Hans Rosling, Anna Rosling Rönnlund e Ola Rosling. Aqui a escolha foi ainda mais difícil e a votação foi mesmo muito renhida. Li muita e boa não ficção em 2019 e não tenho dúvidas que, depois de terminada a universidade, foi o ano da minha vida onde recolhi mais conhecimento dos livros que li. Estes dois livros destacaram-se devido ao que me ensinaram sobre mim (o primeiro) e sobre o mundo (o segundo).

Não obstante as dificuldades de escolha, espero que no final de 2020 elas se repitam. Seria sinal que mais uma vez houve muita qualidade nas leituras escolhidas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.