Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

Novidade . "Viver - A Contagem Decrescente" de Boualem Sansal

03.07.25

image (17).jpg

Mais sobre o livro AQUI

Sinopse:

Paolo é um dos raros humanos, os Convocados, escolhidos por uma força misteriosa para receberem e difundirem uma mensagem simples e devastadora: dentro de 780 dias, a presença da Humanidade na Terra chegará ao fim.

Uma minoria de eleitos será, então, salva e conduzida em segurança a um outro planeta.

Os Convocados têm, pois, este prazo para escolherem, por sua vez, seres dignos de confiança que poderão participar na fundação de uma nova Humanidade longe da Terra.

Mas como excluir as pessoas que provaram a sua nocividade: os poderosos, os políticos, os mafiosos, os religiosos de todos os credos?

Paolo e os outros que foram chamados a escolher serão capazes de, chegada a hora, impedir que esses embarquem na imensa nave espacial que virá buscar os escolhidos?

Reencontraremos neste romance a verve cáustica e audaciosa de Boualem Sansal, a marca de um escritor singularíssimo com leitores em todo o mundo.

Leitura - "De Quatro" de Miranda July

Por Cátia Madeira

03.07.25

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Uma das ú

Mais sobre o livro AQUI

Parece-me impossível pegar neste livro e achá-lo maçador, assim como me parece que, quem lhe pegue, terá muita dificuldade em pousá-lo. Acabará por  deixá-lo a espaços numa prateleira ou na mesa de cabeceira, porque a vida tem de se fazer.
Mas, mesmo pousado o livro fica. Fica o que se leu, matuta-se sobre para onde vai e quer-se desesperadamente perceber onde raio vai chegar aquela mulher.
A história, se calhar mais plausível do que se espera, tem tanto de louco quanto de são. E põe-nos a pensar na vida, em nós, no que nos acontece, no poder que julgamos ter sobre a nós próprias e sobre o que acontece nas nossas vidas.
Há um elemento muito sexual muito marcado desta história, é aquele pelo qual senti menos interesse, para mim serviu apenas para refletir sobre tudo o resto, sobre tudo isto de a vida estar a meio (com sorte), do que já passou e da mulher que sou hoje que não troco por aquela que fui aos vinte.
Recomendo muito este livro, já deve ter dado para entender. Não é preciso compreender a personagem, e preciso ver nela aquilo que tem de nós e há sempre um bocadinho do nosso reflexo ali.
Donzelas acima dos 40 sentirão melhor do que as gaiatas mais pequenas. 

Novidade - "Ambição Moral Pare de desperdiçar o seu talento e faça a diferença" de Rutger Bregman

02.07.25

image (4).jpg

Mais sobre o livro AQUI

Sinopse:

Todos os dias somos bombardeados com métodos, mantras, truques de vida e sessões de coaching que nos prometem mindfulness, prosperidade e bem-estar.

Lemos inúmeros livros de autoajuda para desvendar os sete hábitos, doze regras ou um grande segredo para viver uma vida longa e feliz, enquanto o tempo e o talento continuam a ser alguns dos nossos recursos mais desperdiçados.

O trabalhador médio a tempo inteiro passará 80 000 horas no seu emprego: estará a tirar o máximo partido delas?
Acredita realmente no que faz, dia após dia?

Talvez queira fazer outra coisa com o seu tempo limitado no planeta.
Talvez a sua felicidade não seja o seu único objectivo de vida, ou talvez não queira chegar ao fim dos seus dias com a sensação angustiante de que tinha muito mais para dar.
Nesse caso, precisará de um tipo diferente de livro.

O autor best-seller internacional Rutger Bregman mostra-nos que com ambição moral - a vontade de tornar o mundo um lugar extremamente melhor - é possível ser idealista e bem-sucedido, e mudar o mundo ao longo do caminho.

Olhando para os grandes agentes de mudança da história, Rutger descobre as qualidades que os tornaram tão persuasivos, influentes e eficazes, e mostra como também nós podemos emprestar os nossos talentos aos maiores desafios do nosso tempo, desde as alterações climáticas à desigualdade gritante, até à próxima pandemia.

Com ambição moral, podemos fazer mais do que estar do lado certo da história: podemos fazer a própria história.

Este não é um livro de autoajuda. Não vai facilitar a sua vida - mas vai fazer com que ela tenha mais significado.

A grande questão é: o que é que você vai fazer com ela?

Críticas
 
«Uma leitura fantástica. Há tantas coisas aqui que me fizeram pensar: "É isso, exatamente! "Em Ambição Moral, Rutger Bregman conseguiu algo notável: uma leitura animada e agradável que está cheia de sabedoria sobre algumas das questões mais importantes da vida. Espero que todos os que querem fazer do mundo um lugar melhor o leiam.»

Peter Singer, Professor de Bioética Jubilado da Universidade de Princeton, autor de Libertação Animal e A Vida que Podemos Salvar

Curiosidades Livrescas - o cheiro dos livros

02.07.25

22463655_2TuHo.png

Por regras os amantes de livros têm também uma predileção especial pelo cheiro dos livros antigos, o sentir daquele cheiro inconfundível quando entramos, por exemplo num alfarrabista.

Mas de onde vem e o que causa esse cheiro?

Ao que parece o cheiro resulta da degradação química de compostos dentro do papel, nomeadamente da celulose e de lignina, que será também responsável pelo amarelecimento dos livros.

A quem possa interessar, aqui fica uma explicação mais detalhada.

De repente fiquei com saudades do cheiro!

cheiro.png

 

 

Novidade - "Criminalia" de Vasco Catarino Soares

01.07.25

image (15).jpg

Mais sobre o livro AQUI

Sinopse:

Acha que tem o que é preciso para ser detective?
Este livro vai pôr o seu cérebro a fritar!

O Inspector Manuel Massada está à beira da reforma (e do colapso nervoso). Entre as almoçaradas regadas a tinto e os acessos de raiva em que ninguém escapa a uma avalanche de insultos, o outrora brilhante inspector já não tem paciência para apanhar criminosos.

É aqui que entra o leitor: foi nomeado assistente do Inspector Massada, o que significa que terá de resolver os casos que ele já não consegue (ou não quer) resolver. Se se sair bem, pode ser promovido a Inspector-Detective.

Com um total de 40 crimes para resolver - de homicídios gourmet a sabotagens internacionais -, este livro desafia-o a seguir pistas, cruzar suspeitos, decifrar enigmas e sobreviver às investidas verbais de um superior hierárquico que tem o feitio de um gato siamês em dia de vacinas.

Se conseguir resolver tudo, ganha o respeito de Massada (e um diploma). Se falhar… bem, vá jogar sudoku.

Primeiro vislumbre sobre as novidades de julho

01.07.25

Novidade - "Gramática & Pontuação Guia Prático para Escrever Melhor" de Marco Neves

30.06.25

image (28).jpg

Mais sobre o livro AQUI

Sinopse:

Em Gramática & Pontuação: Guia Prático para Escrever Melhor, o professor Marco Neves descreve as regras essenciais da gramática e da pontuação em português.

É um instrumento de trabalho útil não só para quem escreve, mas também para quem, numa só leitura, deseja conhecer melhor o corpo (as palavras e as regras) e a roupa (a pontuação) do português na sua versão escrita e padronizada. a obra inclui ainda um breve guia para escrever melhor e uma lista de dúvidas.

- O que é a norma do português?
- Como escrever frases mais claras?
- Escrevemos «porque» ou «por que»?
- Quando e como usar a vírgula?
- Quando devemos usar a maiúscula?

Leitura - “A Vingança do Ponto de Viragem” de Malcolm Gladwell

30.06.25

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Uma das ú

Mais sobre o livro AQUI

Registei aqui em várias ocasiões o meu entusiamo com a leitura deste novo livro de Malcolm Gladwell. Fi-lo porque tenha a experiência de todos os livros que li do autor, sabia de antemão a qualidade que iria encontrar. Malcolm Gladwell não engana.

“A Vingança do Ponto de Viragem” surge 25 anos depois do livro que catapultou o autor para o sucesso, coisa que o próprio assegura que num primeiro momento nada parecia fazer prever. 

Na sinopse do livro pode ser-se uma citação da revista Time que me parece resumir muito bem o livro “A Vingança do Ponto de Viragem explora os momentos decisivos que definem com curiosidade e humor esta nova era de convulsão social.” É mesmo isto, com muita informação e conhecimento à mistura.

É provavelmente (a sinopse refere e eu também notei isso) o livro mais pessoal do autor até ao momento, mas não perde por isso qualquer das qualidades a que nos habituou.

Em resumo, é, como qualquer livro de Malcolm Gladwell, um livro e uma leitura obrigatórios. É um dos melhores autores / pensadores do momento e “só” por isso importa ler o que produz. Recomendação absoluta.