Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

100 livros num ano?... se calhar não, mas...

18.01.19

dd.jpg

 

Este post vem a propósito de um artigo publicado no blog literário da Wook: wookacontece, intitulado “Como ler 100 livros num ano”.

Eu antes de mais devo dizer que adorava conseguir fazê-lo, mas embora reconheça como válidas as dicas apresentadas no artigo, não as consigo aplicar à minha realidade, pelo menos não na dimensão que seria necessária.

Se olharmos para os números que o artigo nos apresenta parece de facto simples. A saber:

“— 100 livros x 50 mil palavras/livro* = 5 milhões de palavras

— 5 milhões de palavras/400 palavras por minuto** = 12,5 mil minutos

— 12,5 mil minutos/60 minutos por hora = 208 horas

Para ler 100 livros são necessárias 208 horas. Um ano comum (365 dias) tem 8760 horas.

Independentemente da sua velocidade de leitura, 100 livros é uma média razoável.

*200 páginas por livro

**um leitor médio lê 300/400 palavras por minuto”

Confesso que não sei qual é a minha velocidade de leitura, mas olhando para as 208 horas / ano, tenho de subdividir este número pelos 365 dias do ano e vou chegar a um número que me diz mais alguma coisa: isto dá 34 minutos e qualquer coisa por dia, e visto por essa perspetiva, não é de facto assim tanto.

Eu tenho noção que na maioria dos dias do ano leio entre os 15 e os 30 minutos, o que também deve querer dizer que não leio 400 palavras por minutos, já que ainda no ano passado não li mais do que 20 livros. Se a rácio fosse o que está indicado acima teriam sido bem mais.

Também é verdade que ler um livro de ficção não é o mesmo que ler um livro de não ficção. A velocidade de leitura é diferente porque a atenção necessária também o é, e eu, regra geral leio tanto, ou mais de não ficção do que ficção.

O facto é que estes números deixaram-me a pensar e, mesmo nunca chegando aos 100 livros, provavelmente, com mais alguma organização, rotina e hábito talvez consiga ir um pouco mais além do que os 25 livros a que me propus este ano.

Deixo o repto a outros leitores que leiam esta linhas. Meia hora por dia ao fim de um ano dá para muita página!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Nuno Coelho 21.01.2019

    Concordo consigo até certo ponto, porque não é possível fazer generalizações. Às vezes o problema está no tempo disponível para o lazer, que varia muito de pessoa para pessoa, e, no limite, de vida para vida.
    De qualquer forma, conforme referi, acho que há sempre margem nem que seja para ler mais uns páginas. O tamanho do livro é secundário. O importante é ler. Pura e simplesmente ler.
    Votos de boas leituras!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.