Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ministério dos Livros

Um blog sobre livros e seus derivados

100 livros num ano?... se calhar não, mas...

18.01.19

dd.jpg

 

Este post vem a propósito de um artigo publicado no blog literário da Wook: wookacontece, intitulado “Como ler 100 livros num ano”.

Eu antes de mais devo dizer que adorava conseguir fazê-lo, mas embora reconheça como válidas as dicas apresentadas no artigo, não as consigo aplicar à minha realidade, pelo menos não na dimensão que seria necessária.

Se olharmos para os números que o artigo nos apresenta parece de facto simples. A saber:

“— 100 livros x 50 mil palavras/livro* = 5 milhões de palavras

— 5 milhões de palavras/400 palavras por minuto** = 12,5 mil minutos

— 12,5 mil minutos/60 minutos por hora = 208 horas

Para ler 100 livros são necessárias 208 horas. Um ano comum (365 dias) tem 8760 horas.

Independentemente da sua velocidade de leitura, 100 livros é uma média razoável.

*200 páginas por livro

**um leitor médio lê 300/400 palavras por minuto”

Confesso que não sei qual é a minha velocidade de leitura, mas olhando para as 208 horas / ano, tenho de subdividir este número pelos 365 dias do ano e vou chegar a um número que me diz mais alguma coisa: isto dá 34 minutos e qualquer coisa por dia, e visto por essa perspetiva, não é de facto assim tanto.

Eu tenho noção que na maioria dos dias do ano leio entre os 15 e os 30 minutos, o que também deve querer dizer que não leio 400 palavras por minutos, já que ainda no ano passado não li mais do que 20 livros. Se a rácio fosse o que está indicado acima teriam sido bem mais.

Também é verdade que ler um livro de ficção não é o mesmo que ler um livro de não ficção. A velocidade de leitura é diferente porque a atenção necessária também o é, e eu, regra geral leio tanto, ou mais de não ficção do que ficção.

O facto é que estes números deixaram-me a pensar e, mesmo nunca chegando aos 100 livros, provavelmente, com mais alguma organização, rotina e hábito talvez consiga ir um pouco mais além do que os 25 livros a que me propus este ano.

Deixo o repto a outros leitores que leiam esta linhas. Meia hora por dia ao fim de um ano dá para muita página!

13 comentários

Comentar post